Agora sob a batuta de Renato Gaúcho, o Grêmio mostrou uma qualidade que pareceu perder nos últimos jogos com Roger Machado: a capacidade de ganhar partidas em que não joga tão bem. Diante da Chapecoense, na tarde deste domingo, na sua arena, mesmo sem criar muitas chances e padecendo com a bola aérea do adversário, os tricolores conseguiram uma importante vitória por 1 a 0, com gol de Pedro Rocha e voltaram a vencer após sete jogos.
O triunfo recoloca os gaúchos na briga pelo G4, ficando agora a cinco pontos do Santos, atualmente na quarta colocação, além de afastar a Chape, que tem 38, da disputa. Os catarinenses, porém, viram uma série invicta de cinco partidas se perder.
Na próxima rodada, os comandados de Renato Gaúcho farão uma visita ao Mineirão, em Belo Horizonte, estádio da partida contra o Cruzeiro, no sábado, às 18h30 (de Brasília). A Chape, por sua vez, recebe o Vitória, às 16h (de Brasília) do mesmo dia, ambos pela 28ª rodada do Brasileiro. Antes, os gremistas têm o primeiro jogo das quartas de final da Copa do Brasil, em sua arena, quarta-feira, contra o Palmeiras.
O primeiro tempo da partida em Porto Alegre reuniu dois times com propostas ofensivas, recebendo uma maior contribuição da Chapecoense, que não ficou apenas se defendendo e tentou a todo momento as jogadas mais agudas com o centroavante Kempes. A vontade de atacar dos catarinenses, no entanto, deixou espaço para as construções ofensivas do Grêmio, principalmente com Luan, no lado esquerdo do campo.
Foi assim que, logo em sua primeira jogada perigosa, aios dez minutos, os donos da casa conseguiram abrir o placar. Pedro Rocha movimentou-se bem, recebeu na esquerda e acionou Luan no mesmo lado, já na lateral da área. O avante campeão olímpico com a Seleção Brasileira decidiu não cruzar e rolou a bola para trás, achando o mesmo Pedro Rocha livre dentro da área. Com categoria, ele chutou cruzado, rasteiro, sem chances de defesa por Danilo.
O jogo manteve seu equilíbrio apesar do gol e poderia ter o placar novamente em igualdade aos 25 minutos, quando Lourency roubou a bola de Walace já no campo de ataque e abriu na esquerda para Kempes. O centroavante invadiu a área e chutou. A bola desviou em Ramiro e sobrou limpa para Lourency chutar, mas o avante acabou furando na hora de chutar a bola.
Na etapa final, os gaúchos conseguiram manter sua postura de tocar a bola de um lado para o outro, procurando espaços para atacar na defesa. A melhor das oportunidades, porém, saiu aos 11 minutos, quando Henrique Almeida arriscou de fora da área e exigiu boa defesa de Danilo.
Depois, coube à Chape tomar as rédeas das ações ofensivas, principalmente nos cruzamentos para a área buscando Kempes. Aos 24 minutos, o centroavante foi bem marcado e Rafael Lima apareceu para desviar de calcanhar. A bola passou rente à trave. No lance seguinte, novo cruzamento, mas Kempes mandou para fora, desperdiçando a´ultima boa chance dos visitantes.