O Goiás conseguiu, nesta terça-feira, manter-se como uma das únicas equipes que podem tirar o título nacional do líder, Corinthians. Em Taguatinga, no estádio Serejão, pela 33ª rodada do Campeonato Brasileiro, o time derrotou o Brasiliense por 2 a 1 e diminuiu, pelo menos provisoriamente, a diferença para o Alvinegro paulista em três pontos
Com o resultado, os comandados do técnico Geninho passam a somar 60 pontos, enquanto o Timão de Parque São Jorge totaliza 63 e tem três jogos a menos. Na outra extremidade da tabela, o Jacaré de Joel Santana – técnico vítima de protestos por parte da torcida -, que vinha de um triunfo sobre o Juventude na última rodada, permanece com 32 pontos, na lanterna do Brasileirão 2005.
A partida começou favorável ao Brasiliense, que tinha mais posse de bola e comandava os primeiros ataques do jogo. O Goiás, que entrou em campo com vários desfalques, entre eles Rodrigo Tabata, Paulo Baier, Rogério Côrrea e Aldo, equilibrou a disputa fortalecendo a marcação.
Poucas oportunidades de gols foram criadas, porém, o Jacaré ameaçou aos 11 minutos. Wellington Dias bateu falta, Harlei tentou encaixar a bola e acabou deixando escorregar entre as mãos. Sua sorte foi ter se recuperado a tempo de afastá-la pela linha de fundo.
O Goiás teve duas boas chances de inaugurar o placar. Aos 14 minutos, Roni cruzou, na área, para Souza, que finalizou de carrinho obrigando Eduardo a fazer grande defesa. Souza, aos 36 minutos, recebeu na entrada da área e toucou de calcanhar para Cléber Gaúcho. Na frente do gol, o meia bateu em cima do arqueiro adversário.
O Alviverde do Centro-oeste surpreendeu a torcida do Jacaré logo a um minuto da etapa complementar. No primeiro lance depois da saída de bola, Rafael Dias efetuou cruzamento e o atacante Souza teve somente o trabalho de desviar a bola para o canto direito do goleiro Eduardo. Este foi o décimo quinto gol dele no campeonato.
A equipe goiana aumentou aos 26 minutos, quando, após cobrança de escanteio pela direita, o zagueiro Júlio Santos subiu na área e marcou o segundo gol de cabeça.
Os donos da casa diminuíram aos 32 minutos. Depois de cobrança de escanteio pela direita, a bola sofreu um desvio no primeiro pau e o atacante Dill, revelado pelo Goiás, completou para o fundo das redes do goleiro Harlei. Sem forças para reagir, o Brasiliense tocou a bola e, também sob protestos da torcida, amargou sua 16ª derrota no Brasileiro.