O Figueirense demonstrou neste domingo que conseguiu superar o trauma de perder a decisão da Copa do Brasil, na última semana, com um ótimo resultado dentro de casa, válido pela quinta rodada do Campeonato Brasileiro. Jogando no estádio Orlando Scarpelli, o time de Florianópolis não deu chances para o Flamengo e goleou por 4 a 0. Com o resultado positivo, o grupo comandado pelo técnico Mário Sérgio soma nove pontos e se aproxima dos quatro primeiros colocados.
A torcida começou a partida apoiando os donos da casa antes mesmo de a bola rolar. Após o apito inicial, apesar do incentivo das arquibancadas, as duas equipes preferiram tocar a bola nos respectivos sistemas defensivos. No entanto, o Figueira carregou o meio-de-campo e não dava espaços para o clube carioca armar jogadas ofensivas.
Deixando de lado a forte marcação, a equipe catarinense abriu o placar na primeira chegada consistente ao ataque. Aos 12 minutos do primeiro tempo, o ala André Santos deu um belo passe para Jean Carlos dentro da área adversária. O atacante alvinegro bateu de perna esquerda, a bola desviou na zaga e enganou o goleiro do Fla.
O Rubro-negro carioca buscou se recuperar no duelo, mas não conseguiu achar espaços no bom esquema montado por Mário Sérgio. Quem aproveitou o domínio foi Figueirense, que conseguiu ampliar o marcador com gol de falta Chicão, aos 33 minutos. O zagueiro artilheiro ajeitou com carinho a bola na entrada da área, bateu por cima da barreira e acertou o ângulo de Bruno.
O terceiro gol do time catarinense demorou somente três minutos para sair. Em jogada rápida pela meia esquerda, Jean Carlos avançou com a bola dominada e cruzou para Vítor Simões, bem posicionado dentro da área do Flamengo. O centroavante acertou chute cruzado e não desperdiçou.
Na volta do intervalo, quem achava que o Figueira administraria o resultado favorável e diminuiria o ritmo de jogo se enganou. O alvinegro da capital de Santa Catarina manteve a forte marcação e sempre buscou as jogadas de contra-ataque.
Utilizando essa tática, o ala André Santos, um dos melhores jogadores em campo, avançou com velocidade desde o meio-de-campo, invadiu o campo rival e foi parado com falta de Thiago, na entrada da área. O juiz, bem próximo do lance, não teve dúvidas e marcou a penalidade, aos 11 minutos da etapa complementar. Chicão, o homem das bolas paradas do Figueirense, converteu de perna direita, com direito a paradinha, e sacramentou a goleada.
Para piorar a situação, o atacante Souza impediu a reposição do jogo após cometer falta, agrediu Vinícius e foi expulso, faltando 15 minutos para o final. O resultado negativo deixa o Flamengo na zona intermediária do Brasileirão, com apenas cinco pontos ganhos. Esse foi o terceiro tropeço da equipe rubro-negra, que havia empatado suas últimas duas partidas: diante do Botafogo e contra o Sport.