A fórmula do Campeonato Mato-grossense de Futebol de 2006 está praticamente pronta. A maior novidade no Estadual do próximo ano será o descenso dos quatro últimos colocados da Série A para a B, que será reativada a partir de 2007.
Segundo a Federação Mato-grossense de Futebol (FMF), a nova fórmula já funcionaria a partir do ano que vem com os 14 clubes participantes do Mato-grossense deste ano. O Estadual de 2007, que seria o da Primeira Divisão, teria a participação de apenas dos 10 primeiros clubes de 2006.
Os quatro últimos colocados seriam rebaixados para a Segunda Divisão, formada por clubes licenciados há mais de três anos do futebol profissional do Estado. Quanto ao Estadual Amador, a FMF está fechando parceria com a Secretaria Estadual de Esportes e Lazer para regionalizar a competição na Primeira Fase, como no Estadual de Profissionais. Este torneio dará ao campeão e vice o direito de ascender à Série B. O “amardozão” como está sendo chamado pelo governador Blairo Maggi seria disputado no segundo semestre do ano que vem.
Carlos Orione, apesar de relutar em dar maiores detalhes sobre o assunto, acabou confirmando as novas mudanças. De acordo com o dirigente, a ascensão da Terceira à Primeira Divisão e o descenso, irão motivar ainda mais os clubes, em especial aqueles que lutam para estar na elite do futebol mato-grossense.
“A partir de 2006 o Estadual será motivante do início ao fim, vamos acabar com aquela história do time só cumprir tabela da metade para o fim da disputa. Quem estiver mal terá que lutar até o final para não descer”, finalizou Orione ao jornal A Gazeta.