Uma articulação entre os principais clubes de Cuiabá – Mixto, Operário e Cuiabá -, mas alguns do interior como o Luverdense pretendem derrubar a indicação do União Esporte Clube para representar Mato Grosso no Campeonato Brasileiro da Série D de 2011. Os dirigentes das equipes fecharam acordo no sentido de pressionar o presidente da Federação Mato-grossense de Futebol (FMF), Carlos Orione, a voltar atrás da decisão tomada após o término do Mato-grossense deste ano.
A pressão em cima de Orione será durante a realização do Arbitral Técnico da 7ª edição da Copa Mato Grosso, marcado para a próxima quinta-feira dia 7, na sede da FMF.
Os três clubes da capital do Estado, mais Luverdense e Vila Aurora vão tentar demover a ideia do campeão estadual deste ano ir para a Série D. As equipes vão reforçar que a Copinha continue valendo como torneio seletivo para a competição nacional e não o Mato-grossense como prevê a Confederação Brasileira de Futebol (CBF).
Por ter a garantia do presidente da entidade que comanda o futebol profissional de Mato Grosso de que estará na Série D de 2011, a diretoria do União chegou até abrir mão da Copa Mato Grosso. O clube só voltará as atividades no início de janeiro de 2011 quando começará a preparação e montagem do elenco para o Campeonato Estadual e a Copa do Brasil.
Em sua curta e rápida passagem pela presidência da FMF, o presidente do Mixto, empresário Márcio Pardal, chegou a articular um Arbitral Técnico no sentido da Copinha valer vaga para a Série D do Brasileiro do próximo ano. Contudo, Carlos Orione decidiu invalidar tudo que havia sido decidido no encontro.