quinta-feira, 22/fevereiro/2024
PUBLICIDADE

Definidas as sedes dos I Jogos Escolares de Mato Grosso

PUBLICIDADE

O Governo do Estado, por intermédio da Secretaria de Esportes e Lazer (Seel), vai se preparar para a maior mobilização da história do esporte em Mato Grosso, em todos os tempos. A temporada 2005 prevê em seu calendário, a realização de quatro grandes eventos – Jorem’s, JEM’s, Jogos Abertos (fases regional e estadual) e Jogos Escolares Mato-grossenses (fases regional e final) com uma expectativa de envolver aproximadamente 27 mil atletas de todo o Estado.

Na manhã desta sexta-feira, a Seel definiu as sedes dos I Jogos Escolares Mato-grossenses, após analisar os relatórios de vistorias nos municípios. O evento terá seis sedes em sua fase regional, com abertura no período de 3 a 10 de junho, na cidade de Paranaíta. Nesta fase, estarão envolvidos alunos-atletas de 30 municípios da região Norte. Cada cidade será representada por uma escola.

A segunda etapa está prevista para o período de 17 a 24 de junho, em Nobres, com a participação de 31 cidades do Médio Norte. A terceira etapa será em Paranatinga (Sul), de 1 a 8 de julho, com 22 municípios. Jauru sediará a etapa regional Oeste, de 5 a 12 de agosto, com 26 equipes. Finalmente Querência será o palco da última etapa (região Leste), de 26 a 23 de setembro, com 31 cidades. As equipes classificadas nas etapas regionais, disputarão a fase final.

Conforme o chefe de gabinete da Seel, Laércio de Arruda, a inclusão dos Jogos Escolares, com a previsão de reunir aproximadamente 12 mil alunos, fará com que o Estado tenha este ano, sua maior mobilização esportiva em todos os tempos. “Nunca houve, em Mato Grosso, um envolvimento tão grande no esporte, como vamos verificar este ano”, disse ele, lembrando que, somados aos participantes dos Jorem’s, JEM’s e Jogos Abertos, serão aproximadamente 27 mil competidores.

“A Seel está cumprindo sua meta de levar o esporte a todo o Estado e a todas as faixas etárias. Hoje está sendo oferecida a oportunidade para menores com idade inferior a 14 anos, através dos Jogos Escolares. Acima dessa faixa, tem os Jogos Regionais. E para quem já ultrapassou a idade escolar de 17 anos, hoje temos os Jogos Abertos”, observou o secretário Baiano Filho, satisfeito com a adesão em massa dos municípios aos Jogos Escolares que estão apenas em seu primeiro ano.

O secretário lembra ainda que a introdução de mais uma grande competição em Mato Grosso, também significa mais geração de empregos, uma vez que fará com que os municípios contratem técnicos, auxiliares e massagistas, entre outros. “Outro ponto importante é o incentivo ao esporte de base, que afasta os menores das ruas e estimula a aparição de talentos para o nosso esporte”, reiterou o secretário.

Bolsa-atleta – À frente da direção do Consed, Laércio de Arruda informou que o Projeto Olimpus (bolsa-atleta), já está funcionando em Mato Grosso. “As duas primeiras atletas incluídas no programa foram inscritas e começam a receber ainda este mês”. Segundo ele, uma comissão recebeu o pedido de inclusão de mais 20 processos de todo o Estado. “Estes documentos já estão sendo analisados e se confirmando que tratam-se de atletas realmente ranqueados, estes serão imediatamente contemplados”.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

União Rondonópolis perde para Atlético e está fora da Copa do Brasil

O União está eliminado da Copa do Brasil. Há...

Equipe da Paraíba marca duas vezes no final e elimina Cruzeiro na Copa do Brasil

O Cruzeiro encerrou nesta quarta-feira, de maneira precoce, a...
PUBLICIDADE