sábado, 14/dezembro/2024
PUBLICIDADE

Cuiabá: MPF quer nova perícia no estádio da copa e Secopa garante segurança

PUBLICIDADE

Incêndio arena pantanal (out) 2013 (divulgação)O Ministério Público Federal fará uma perícia de engenharia no estádio Arena Pantanal, para apurar as consequências no incêndio provocadas na estrutura. No ofício encaminhado à 5ª Câmara de Coordenação e Revisão do Ministério Público Federal e ao Conselho Regional de Engenharia (Crea), a procuradora Bianca Britto de Araújo solicitou que sejam empregados ensaios não destrutivos para avaliar se houve dano estrutural e qual a dimensão do estrago.

De acordo com informações da assessoria do órgão, o pedido de perícia é uma das medidas adotadas pelo Ministério Público Federal com a instauração de um inquérito civil público exclusivamente para apurar as consequências do incêndio ocorrido na Arena Pantanal em outubro de 2013. 

A vistoria do Crea está agendada para amanhã, às 10h. A equipe, composta por engenheiros civil e eletricista, e outros técnicos da instituição, será acompanhada pela procuradora da República.

Hoje, a procuradora esteve reunida com representantes do Ministério dos Esportes e da Infraero na reunião ordinária do grupo de trabalho do Ministério Público Federal que acompanha e fiscaliza as obras da Copa em todas as cidades onde serão realizados jogos. “A reunião estava agendada e serviu para levar ao conhecimento dos representantes do Ministério dos Esportes e da Agecopa o que está acontecendo na Arena Pantana”, explicou a procuradora.

As perguntas que a procuradora da República quer respondidas pela perícia são se a estrutura da construção foi comprometida, qual o nível de comprometimento, se há necessidade de executar reparos na estrutura física, que tipos de reparo e se as instalações de prevenção e combate a incêndio do estádio estão dentro das normas técnicas.

À Secopa, o MPF solicitou informações sobre as providências adotadas depois do incêndio e se houve algum aditivo ao contrato com a construtora, em decorrência das consequências do incêndio.

Esta tarde, o consultor da Secop, engenheiro Lúcio Almeida, garantiu que o incêndio não causou nenhum comprometimento à estrutura do estádio. "Na época do acontecimento a Concremat, de imediato compareceu ao local, elaborou um laudo técnico e me repassou. Com base nesse laudo, eu realizei um novo laudo. E todos os reparos que consideramos necessários foram realizados".

A Secopa informou ainda que tudo foi vistoriado, relatado em laudo, encaminhado ao Ministério Público de maneira conclusiva.

Leia ainda
Cuiabá: MPE afirma que laudo sobre incêndio em estádio não é conclusivo

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

PUBLICIDADE