O Corinthians garantiu com tranqüilidade sua classificação para as oitavas-de-final da Copa do Brasil, na noite desta quinta-feira. No dia da estréia da polêmica camisa roxa, o Timão não apresentou um grande futebol, mas teve a atuação necessária para vencer o Fortaleza por 2 a 0 e carimbar sua vaga na próxima fase.
O Timão conseguiu esquecer a “decisão” que terá no domingo contra o Noroeste, pelo Paulistão, mas entrou em campo no Morumbi acomodado com a tranqüilidade adquirida na partida de ida na Copa do Brasil, quando vencera o Fortaleza (por 2 a 1, no Castelão).
O time do técnico Mano Menezes construiu o placar com gols de Diogo Rincón, no primeiro tempo, e de André Santos, na etapa complementar. O Fortaleza ainda teve sua missão complicada pela expulsão de Paulo Isidoro no início do segundo tempo.
Com a classificação assegurada, o Timão terá nas oitavas-de-final o encontro com o Goiás. Antes de voltar a campo pela Copa do Brasil, porém, o Alvinegro tem jogo decisivo para traçar seu futuro no Paulistão. Mano Menezes coloca o Timão em campo no domingo para encarar o Noroeste, em Bauru. Para se classificar no Estadual, o Corinthians precisará vencer seu adversário e ainda torcer por tropeço da Ponte Preta (contra o Santos) ou do São Paulo (diante do Noroeste).
Já o Fortaleza tentará esquecer a eliminação na Copa do Brasil para voltar suas atenções para a semifinal do Campeonato Cearense, com compromisso agendado para domingo, diante do Ferroviário.
O jogo:
A vantagem obtida com a vitória na primeira partida fez o Corinthians entrar em campo no Morumbi com uma postura apática, sem mostrar disposição para impor um ritmo forte contra os visitantes. Assim, o Fortaleza estabeleceu um sistema de forte marcação no meio-campo para tentar municiar os experientes Lúcio e Paulo Isidoro.
No entanto, apesar de não ter uma postura ofensiva, o Timão manteve em campo seu principal mérito deste início de ano, ou seja, a defesa sólida. Assim, as investidas do Tricolor de Aço pararam o trio formado por Chicão, William e Carlão.
Diante da vontade dos visitantes de buscar o ataque, André Santos respondeu ao puxar contragolpe e passar para Herrera, que avançou e tentou tocar na área para Dentinho, mas a defesa dos visitantes afastou o perigo. Pouco depois, o mais ativo jogador do Timão fez nova tentativa. André Santos levantou bola na área em cobrança de falta e viu Tiago Cardoso afastar. Mas os goleiros demoraram para ter trabalho de verdade.
O primeiro lance de perigo no jogo aconteceu apenas aos 23 minutos. Depois de cobrança de escanteio, Lúcio cabeceou para a pequena área para Preto, mas William apareceu para travar o lance. Felipe, então, conseguiu ficar com a bola.
A ameaça acordou o Corinthians, que abriu o placar logo depois, aos 25. O lateral-esquerdo André Santos invadiu a área e chutou em cima da defesa. O rebote sobrou nos pés de Diogo Rincon, que chutou forte para as redes. Foi o primeiro gol do meia-atacante com a camisa do Alvinegro.
Depois do gol, o Fortaleza voltou a se arriscar no sistema ofensivo para tentar buscar a classificação, mas encontrou dificuldades com a falta de criatividade. Já o Corinthians se acomodou novamente e só voltou a ameaçar os visitantes nos minutos finais.
Aos 42, Herrera aproveitou cruzamento da esquerda e finalizou de primeira, mas a bola desviou no zagueiro e se perdeu pela linha de fundo. No último lance da etapa, André Santos cobrou falta e a bola passou perto da meta de Tiago Cardoso.
As duas equipes voltaram ao segundo tempo sem alterações, mas o Fortaleza sofreu uma baixa logo no primeiro minuto. O árbitro Jaílson Macedo Freitas expulsou o meia Paulo Isidoro porque o jogador teria ofendido o assistente Márcio Eustáquio Santiago. Na saída do gramado, o atleta negou que tenha xingado o auxiliar.
Com a vantagem numérica, o Timão não demorou a ampliar o placar. Aos 13 minutos, Herrera recebeu em profundidade na direita e cruzou rasteiro para André Santos, que finalizou com precisão para balançar as redes.
Depois de sofrer o segundo gol, o técnico Heriberto da Cunha sacou o atacante Rômulo para a entrada de Oswaldo. O Tricolor de Aço, então, tentou diminuir a desvantagem. Lúcio passou pela marcação na esquerda e cruzou para Oswaldo cabecear, mas Felipe defendeu.
Já o Corinthians, que teve as entradas de Perdigão, Acosta e Lulinha nas vagas de Fabinho, Dentinho e Diogo Rincón, respectivamente, decidiu se lançar ao ataque para transformar o placar em goleada, mas não conseguiu balançar novamente as redes e se contentou com o triunfo que o levou para as oitavas-de-final da Copa do Brasil.