Nesta quarta-feira, o atacante Neymar conquistou seu primeiro prêmio Samba de Ouro, que destaca o melhor brasileiro nos gramados europeus. O dianteiro do Barcelona abriu larga vantagem sobre os oponentes, com um percentual de 29,2% dos votos válidos. O segundo colocado foi o zagueiro Miranda (16,39%), do Atlético de Madri, seguido de perto pelo volante Felipe Melo, que defende o Galatasaray-TUR.
Em sua primeira participação, Neymar sucede o zagueiro Thiago Silva, do Paris Saint-Germain, que conquistou o troféu em 2013. Apesar do fracasso da Seleção Brasileira na última Copa do Mundo, o ex-santista teve atuação sobressaída no velho continente, com 11 gols anotados em 13 partidas oficiais.
Neymar teve a votação de mais de 180.000 internautas – um recorde histórico, desde a criação do Samba de Ouro. Além de jornalistas internacionais, o camisa 10 canarinho foi lembrado por ex-jogadores renomados, como Taffarel, Juninho Pernambucano, Ricardo Gomes e Mozer. A entrega do troféu ocorrerá em Barcelona, no mês de fevereiro.