Um susto no começo do primeiro tempo foi o suficiente para o Grêmio acordar e derrotar o Santo André de virada, por 3 a 2, neste sábado. Em jogo válido pela 14ª rodada do Campeonato Brasileiro, o meio-campista Souza brilhou e foi o responsável por mais um bom resultado da equipe no Estádio Olímpico. Além de anotar um golaço, ele deu assistência para os outros dois tentos gremistas.
O resultado deixa o Grêmio com 21 pontos, na sexta colocação. Já o Santo André permanece com 17, em 12º. A vitória ainda mantém a equipe tricolor invicta dentro de casa. Foram no Olímpico todos os seis êxitos na competição, além de dois dos três empates. Fora de seus domínios, o time gaúcho ainda não venceu – foram cinco derrotas e apenas um ponto, com o empate sem gols com o Fluminense.
O jogo – Buscando manter o bom retrospecto dentro de casa na competição, o técnico Paulo Autuori não pôde contar com Rever e Fábio Santos no sistema defensivo gremista, assim como o atacante argentino Maxi López. Assim, ganharam oportunidade de entrar em campo neste sábado o zagueiro Rafael Marques, o lateral esquerdo Jadilson e, na frente, o artilheiro da equipe no ano, Jonas.
Os primeiros minutos passavam a impressão de que os donos da casa poderiam matar a partida em pouco tempo. Mas foram os visitantes, em uma bobeada da zaga adversária, que abriram a contagem no Olímpico. Com 19 minutos, Antônio Flávio recebeu passe de Marcelinho Carioca e chutou entre as pernas de Victor. A bola ainda tocou a trave caprichosamente até entrar.
Depois do gol, a situação praticamente não mudou. O Santo André continuou bem postado na defesa, segurando os ataques pouco criativos do Grêmio e oferecendo pouco perigo à meta tricolor. A reação teve início aos 36 minutos: uma sobra de bola caiu nos pés de Rafael Marques, que chutou cruzado à esquerda do goleiro Neneca. Dois minutos depois, Souza recebeu cruzamento e chutou à direita.
A pressão da equipe mandante só cresceu. Apoiados pela torcida, os jogadores do Grêmio sufocaram a defesa do Santo André, que não suportou. Aos 43 minutos, Rafael Marques subiu bem após escanteio cobrado por Souza da esquerda e igualou o placar. Foi a chave para a virada: dois minutos mais tarde, o meio-campista arriscou de fora da área e acertou o ângulo esquerdo.
No retorno do intervalo, a situação do Santo André piorou. Com 17 minutos da segunda etapa, o atacante Nunes acertou Herrera no rosto e foi expulso pelo árbitro, deixando a equipe do ABC paulista com um jogador a menos em campo e tornando as subidas dos visitantes ao ataque ainda mais raras.
O Grêmio então passou a controlar as ações de jogo e chegou ao terceiro gol pouco tempo depois. Aos 34 minutos, Souza sofreu falta na ponta direita e ele mesmo cobrou. Em levantamento na área, Rafael Marques subiu novamente de cabeça, sozinho, e ampliou a vantagem do Grêmio no confronto. Mesmo batido, o Santo André conseguiu diminuir aos 48 minutos, com gol de Ricardo Goulart.