Único estadual disputado em pontos corridos, o Campeonato Paulista de 2006 dá sinais de que será equilibrado e emocionante, ao contrário da edição anterior, quando o São Paulo disparou e comemorou o título com duas rodadas de antecedência. Neste fim-de-semana será disputada a décima rodada das 19 previstas e cinco times podem abocanhar a liderança: Noroeste (19 pontos), Santos (19), Palmeiras (17), São Caetano (17) e São Paulo (17).
Destas, a primeira equipe a entrar em campo será o Tricolor, que enfrenta o Paulista, sábado, às 18h10, no Pacaembu. Na última quarta-feira, o São Paulo, agora com o mesmo número de partidas do que os concorrentes, perdeu a chance de assumir a liderança ao ficar no 3 a 3 com o Bragantino fora de casa, mas pode enfim tomar a dianteira caso vença o Galo e os rivais tropecem.
Pela frente os são-paulinos terão uma equipe embalada pelo empate em 1 a 1 contra o El Nacional, na altitude de Quito, na estréia da Libertadores. No entanto, o Paulista não vence no Campeonato Paulista há três rodadas e ocupa a sétima colocação com 14 pontos. A seu favor pode contar o fato de o São Paulo não jogar em sua casa, o Morumbi, emprestado para a realização do show da banda irlandesa U2.
No domingo, um confronto direto pelas primeiras colocações está marcado para o Parque Antártica, às 18h10. Palmeiras, que continua com uma partida a menos do que os demais, e São Caetano, ambos com 17 pontos, se enfrentam sem o direito de tropeçar. O Verdão não vence há quatro jogos (3 pelo Campeonato Paulista e 1 pela Libertadores), enquanto o Azulão vem de dois resultados positivos na competição e um empate fora de casa com a Cabofriense pela Copa do Brasil.
No mesmo dia e horário, mas na Vila Belmiro, o Santos recebe a Ponte Preta para confirmar a ascensão após a vitória no clássico diante do Corinthians, no último domingo. No entanto, o técnico Wanderley Luxemburgo ainda tenta dar regularidade ao Peixe, que na quarta-feira ficou no 0 a 0 na estréia da Copa do Brasil diante do Sergipe e não eliminou a partida de volta.
Para ficar com a liderança, o Santos, além de vencer os pontepretanos, torcerá por um tropeço do líder Noroeste, que tem os mesmos 19 pontos mas um saldo de gols melhor. A equipe interiorana recebe o Marília, em Bauru, também no domingo, mas um pouco mais cedo: às 16 horas.
Timão: Fora da briga pela liderança, o Corinthians também entra em campo no domingo, às 16 horas, para enfrentar o Mogi Mirim na casa do adversário. Com 15 pontos na sexta colocação, o time de Parque São Jorge precisa dos três pontos para se manter no páreo pelo título após duas derrotas consecutivas na competição: Santos e São Caetano. No entanto, a vitória na última quarta-feira na estréia da Libertadores, contra o Deportivo Cali, aliviou o clima tenso que poderia até resultar na demissão do técnico Antonio Lopes.
Mais cinco partidas serão disputadas pela décima rodada. No sábado, Juventus e Guarani se enfrentam às 16 horas na Rua Javari, enquanto que às 18h10 o Santo André recebe o Ituano. No domingo, Portuguesa x Rio Branco (15 horas), América x Portuguesa (18h10) e Bragantino x São Bento (18h10) completam os jogos do fim-de-semana.