O brasileiro Marílson dos Santos superou o queniano Robert Cheruiyot com folga e venceu, neste sábado, a 81ª edição da Corrida de São Silvestre. Foi a segunda vez que o atleta conquistou a competição (ele já havia vencido em 2003).
Marílson ganhou a prova com o tempo de 44min21s. O queniano Cheruiyot cruzou a linha de chegada na segunda colocação, com o tempo de 45min17s. O terceiro lugar ficou com o também queniano Patrick Ivuit, enquanto o brasileiro Rômulo Wagner terminou em quarto.
“Consegui. Apesar do calor e do ritmo do Cheruiyot, consegui abrir uma distância que me permitiu terminar a prova com certa tranqülidade”, disse Marílson a caminho do pódio.
Com a vitória, Marílson dos Santos tornou-se o terceiro brasileiro a conquistar o bicampeonato da São Silvestre desde que a competição virou internacional. Antes dele, Sebastião Monteiro (1945 e 1946) e José João da Silva (1980 e 1985) conseguiram a façanha.
O corredor brasileiro e o queniano, bicampeão em 2002 e 2004, passaram a disputar a liderança da prova na saída do Minhocão. Eles correram lado a lado até o Largo do Paissandu, quando Marílson conseguiu abrir 95 metros de vantagem para Cheruiyot.
Na subida da Avenida Brigadeiro Luiz Antônio, considerado pelos próprios corredores como o trecho mais difícil da prova, Marílson chegou a aumentar a vantagem e venceu com certa folga.
O atleta brasileiro treinou para a São Silvestre por mais de um mês na altitude de Campos do Jordão.