O Botafogo não teve muito trabalho para assegurar sua passagem à segunda fase da Copa do Brasil. Jogando nesta quarta-feira, no Maracanã, o campeão da Taça Guanabara goleou o Operário -MS por 5 a 1 e agora vai enfrentar o Ipatinga de Minas Gerais, que eliminou o Serra-ES.
O time carioca precisava apenas de um empate por ter vencido o jogo de ida por 2 a 1 e mostrou muita tranqüilidade para virar a partida depois que o Operário saiu na frente logo no início da partida. A goleada ainda serve para aumentar a motivação da equipe para o clássico contra o Flamengo pela Taça Rio.
O Botafogo tomou um susto logo aos dois minutos do primeiro tempo, quando Thiago recebeu na entrada da área e bateu forte sem qualquer chance de defesa para o goleiro Lopes. Com a vantagem, o time de Mato Grosso do Sul se fechou na defesa impedindo que o time carioca criasse jogadas de perigo.
Sem muita opção, o Botafogo mantinha a posse de bola mas não conseguia penetrar na defesa adversária. Mesmo sem jogar bem, o Botafogo chegou ao empate aos 19 minutos, quando Dodô, lançado por Lúcio Flávio, entrou na área e tocou para as redes.
O empate deu mais motivação ao time carioca, que perdeu uma grande chance de empatar aos 32 minutos, quando Reinaldo recebeu excelente passe de Neném mas concluiu mal. O Botafogo conseguiu desempatar aos 39 minutos em cobrança perfeita de Lúcio Flávio. O mesmo jogador marcou o terceiro gol aos 41 minutos depois de receber na entrada da área e bater com firmeza para o gol.
O Botafogo voltou para o segundo tempo sem Lúcio Flávio, poupado, e com Gláuber em seu lugar. Logo aos 13 minutos, o time carioca acabou com qualquer chance de reação do Operário ao marcar seu quarto gol aos 13 minutos através de Rafael Marques, de cabeça. Aos 26 minutos, o atacante Felipe Adão, que tinha substituído Dodô, anotou o quinto gol alvinegro com um chute forte, definindo o resultado da partida.