sexta-feira, 19/abril/2024
PUBLICIDADE

Atletismo de Mato Grosso disputará o Pan-americano de Cegos

PUBLICIDADE

O projeto Olimpus (bolsa-atleta) criado pelo Governo do Estado com a finalidade de ajudar, valorizar e incentivar os talentos regionais, já está dando resultados na prática. Depois do sucesso da equipe mato-grossense de karatê tradicional, que conquistou o título brasileiro este mês, foi a vez do atleta Adirson Castro levantar dois títulos na segunda etapa do Troféu Caixa Brasil Paraolímpico de atletismo, no último final de semana.

Afirmando estar motivado por conseguir sua bolsa-atleta junto ao Governo, Adirson, que é deficiente visual, foi um dos destaques do Troféu realizado no período de 15 a 18 deste mês, em Recife (PE) ao conquistar a medalha de ouro nas provas de 5 e 10 mil metros rasos, se efetivando na equipe nacional que irá à disputa do Pan-Americano (categoria deficientes visuais) de 5 a 15 de setembro.

Mais do que garantir sua vaga, Adirson Castro voltou ao topo do pódio e recuperou seu auto-estima com belas vitórias. Na disputa dos 5 mil metros, ele foi o grande vencedor, com tempo de 16m28 deixando na segunda colocação, o atleta de Sorriso, Nélson Ned, considerado hoje o seu principal rival. Na terceira colocação, chegou Alex Januário, de São Paulo.

Nos 10 mil metros rasos, Adirson venceu com Alex Januário em segundo. Nessa corrida, o consagrado Aurélio Guedes (MG), vinha na terceira colocação e não completou o percurso. Como a prova foi promovida pelo Comitê Paraolímpico Brasileiro, valeu vagas para o Pan da categoria.

Além de Adirson Castro (5 e 10 mil metros), mais três mato-grossenses conseguiram o passaporte para o Pan no final de semana: Nélson Ned, nos 5 mil e 10 mil metros, Wanderley Oliveira (100, 200 e 400 metros) e ainda o velocista Pedro César, que foi ouro nos 100, 200 e 400 metros.

Ao final das provas do final de semana, Adirson Castro atribuiu as vitórias ao incentivo que recebeu do Governo através do Projeto Olimpus. “Confesso que nos últimos meses estava muito desmotivado, mas, a conquista desta bolsa-atleta me deu uma forte injeção de ânimo, já que agora me sinto um atleta valorizado e com recursos para adquirir bom material de treinamento e até me alimentar melhor. Passei a me dedicar mais ao esporte e aí está o resultado. Trouxe duas medalhas de ouro para meu Estado e quero trazer muito mais”.

Adirson entende que há um novo horizonte para o esporte, desde a implantação do Projeto Olimpus no Estado. “O fato de eu ter conseguido a bolsa-atleta, vem motivando até meus companheiros que passaram a treinar mais com este sonho. Devemos isso ao governador Blairo Maggi que está dando seu apoio e ao secretário de Esportes Baiano Filho que é um homem compromissado. Tenho certeza de que não apenas no desporto especial, mas em todas as modalidades, Mato Grosso vai crescer e vai revelar seus atletas olímpicos”, apostou Adirson.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Luverdense anuncia treinador para disputa do Mato-grossense Sub-20

O Luverdense iniciou na semana passada a preparação para...

Sinop disputa amistoso neste sábado de preparação para 2ª divisão

O Sinop Futebol Clube realiza neste sábado um jogo...

São Paulo fecha acordo com o técnico Luis Zubeldía

O São Paulo já acertou com o seu novo treinador para...
PUBLICIDADE