sábado, 27/abril/2024
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Alonso vence na Austrália e dispara no mundial de Fórmula 1

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Em uma corrida movimentada e repleta de acidentes, o espanhol Fernando Alonso, da Renault, se sagrou vencedor do Grande Prêmio da Austrália, o terceiro da temporada 2006 de Fórmula 1, realizado neste domingo, no circuito de Albert Park, em Melbourne.

O brasileiro Rubens Barrichello, da Honda, fez uma corrida apagada, mas foi beneficiado pelas circunstâncias do GP – só treze carros completaram a prova – e terminou em 7º, pontuando pela primeira vez no ano. Já Felipe Massa bateu sua Ferrari logo na primeira volta e ficou em último lugar.

Com a vitória, Alonso chegou aos 28 pontos de 30 possíveis, e começa a desenhar uma repetição da hegemonia que apresentou na temporada passada, quando se sagrou campeão com folga.

“Acho que a corrida foi meio maluca”, disse Alonso.”Em alguns momentos eu tinha 20s de vantagem, e depois de três ou quatro safety cars a diferença sumiu”. Mas ele não se preocupou: “O carro estava perfeito, e não havia risco de perder a prova”.

Completando o pódio na austrália, o finlandês Kimi Raikkonen, da McLaren, foi o segundo, e o alemão Ralf Schumacher, da Toyota o terceiro. “Estamos muito felizes com o que conseguimos hoje”, disse o alemão.

Jenson Button, que largou na pole, era o quinto colocado até a última reta: a poucos metros da bandeirada, seu motor explodiu, e o britânico foi obrigado a abandonar.

Completando os oito primeiros, ficaram Nick Heidfeld, da BMW, Giancarlo Fisichella, da Renault – que largou em último -, Jaques Villeneuve, da BMW, Barrichello e Scott Speed, da Toro Rosso – equipe que pontuou pela primeira vez.

A exemplo de Massa, o heptacampeão mundial Michael Schumacher também bateu sua Ferrari na 36ª volta, após ter sofrido durante toda a corrida com uma performance ruim do carro. Ele perdeu o controle na saída de uma curva e foi direto para o muro.

O GP da Austrália foi, de forma geral, uma prova complicada, que exigiu a entrada do safety car na pista em quatro oportunidades. Teve, assim, quatro relargadas, e deixou muitos pilotos – entre eles Massa e Schumacher – irritados.

A prova
A corrida começou a surpreender ainda antes da largada. Durante a volta de apresentação, o colombiano Juan Pablo Montoya rodou sua McLaren e, em seguida, viu o carro morrer. Com isso, ele iria para o fim do grid.

A sorte de Montoya foi que, quando os carros estavam enfileirados para a largada, Giancarlo Fisichella viu seu motor apagar, o que forçou uma nova volta de apresentação, que permitiu ao colombiano voltar à sua 5ª posição no grid e colocou o italiano na última fila.

Com a temperatura do asfalto em 27 graus, finalmente foi dada a largada. Alonso já começou agressivo, partindo para cima de Button desde a primeira curva. No entanto, o inglês segurou a posição em uma bela disputa.

Logo na primeira volta, começaram os acidentes: Felipe Massa se chocou com os carros da Red Bull e foi mandado direto para o muro, dando adeus ao GP da Austrália antes mesmo de completar uma volta. Na confusão, ele tocou Nico Rosberg, que também teve que abandonar. Jarno Trulli e David Coulthard se chocaram, com o italiano levando a pior e deixando o GP.

O safety car entrou na pista, e na relargada, Alonso mostrou sua habilidade e, em uma manobra impecável, ultrapassou Button com propriedade e conquistou a liderança.

Na sétima volta, o austríaco Christian Klien bateu forte contra o muro, ocasionando a segunda entrada do safety car. Na relargada, Button perdeu mais uma posição – desta vez para Kimi Raikkonen.

O finlandês chegou a diminuir a diferensa para Alonso, que após nove voltas já abria 3s de vantagem. No entanto, o espanhol retomou o ritmo, abriu mais de 6s e, após as paradas nos boxes, a diferença ficou em 5s1, com Webber liderando. Na ponta, o australiano viu seu carro falhar e abandonou a prova. Alonso retomou a frente e abriu 13s2 para Raikkonen.

Faltando 24 voltas para o final da prova, o Michael Schumacher, que vinha forçando sua Ferrari, perdeu o controle do carro e foi para o muro. Ele deixou o autódromo dando claros sinais de irritação.

A corrida ainda teve tempo para uma quarta bandeira amarela, com o safety car entrando de novo na pista após forte acidente do italiano Vitantonio Liuzzi, da Toro Roso.

Faltando 11 voltas para a bandeirada, a McLaren de Montoya quebrou, e o colombiano abandonou a prova. Daí até o fim, Alonso deu o espetáculo que tornou rotineiro na temporada 2005, e conquistou sua segunda vitória em 2006, chegando aos 28 pontos de 30 possíveis.

O próximo Grande Prêmio da temporada será em San Marino, no dia 23 de abril, etapa que abre o circuito europeu da F-1.

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