Os integrantes do Gabinete de Gestão Integrada Estadual (GGI) se reuiram hoje com o diretor de Infraestrutura da Agência Estadual de Execução dos Projetos da Copa do Mundo do Pantanal (Agecopa), Carlos Brito, que expôs a situação dos projetos e ações que vão preparar Cuiabá para receber o maior evento de sua história, a Copa 2014.
De acordo Brito, a segurança pública é uma das grandes preocupações dos organizadores das doze cidades-sedes brasileiras e da Fifa. Para garantir que os jogos e todas as atividades transcorram em um ambiente de tranquilidade, a determinação é fortalecer as estruturas de segurança e investir na capacitação dos profissionais que trabalham nela.
Depois de fazer uma apresentação sobre o projeto de mobilidade urbana e sobre a arena multiuso que já começou a ser construída no bairro Verdão, o diretor apresentou aos membros do GGI um documento intitulado de ‘Matriz Estrutural para o Planejamento Estratégico/ Plano Estratégico para Área da Segurança Pública", oferecido como contribuição ao governo federal na elaboração de propostas efetivas que irão nortear o emprego eficaz das forças de segurança no maior evento do mundo, e propôs ao GGI que mantenham reuniões periódicas denominadas de ‘Agenda Agecopa", para discutirem de forma sistematizada sobre as medidas de segurança que devem ser tomadas para que Mato Grosso receba a jogos da Copa da Copa de 2014.
O secretário adjunto de Segurança Pública, Alexandre Bustamente, é quem coordenou os trabalhos do GGI desta manhã. Criado para coordenar o Sistema Único de Segurança Pública nos Estados, conforme convênio celebrado entre a União, por intermédio do Ministério da Justiça e os Estados Federados, o Gabinete de Gestão Integrada (GGI) é um forum deliberativo e executivo que opera por consenso, sem hierarquia e respeitando a autonomia das instituições que o compõem. O secretário adjunto de Assuntos Estratégicos da Sejusp, Lindomar da Costa, também participou da reunião.