A câmara aprovou, ontem à noite, repasse de R$ 650 mil para a instalação do campus da Universidade Estadual de Mato Grosso. O município entra com a área de 100 hectares que fica nas proximidades do anel viário. Ainda não foi definido quando que as obras devem começar. O primeiro passo é a viabilização do convênio entre prefeitura e instituição.
“Foi uma proposta feita pelo Estado de uma contrapartida financeira e todos os vereadores concordaram de fazer uma contrapartida de R$ 650 mil ao Estado para que venha o mais breve possível a implantação do campus", disse o vereador Bruno Stelatto. O terreno escolhido fica próximo onde está planejado o "parque tecnológico, onde terá um local específico para as faculdades, entidades educacionais e, ao lado, será o futuro parque de exposições também. Então, para a Unemat foi oferecido esse local, que de imediato aceitaram”, emendou.
O vereador explicou que a decisão do prefeito Dilceu Rossato em entrar com repasse financeiro agiliza a instalação do campus porque "muitos repasses aos municípios dependem do Governo Federal e isso vem atrasando, alguns não estão saindo, ao mesmo tempo o Estado vem encontrando dificuldades e tudo isso termina aqui no município. A prefeitura tem que se virar para conseguir atender a demanda e, quando a gente se fala em demanda em Sorriso, é uma das maiores do Estado já que a cidade praticamente dobra de tamanho a cada dez anos. O desafio ainda é maior para qualquer gestor público que está a frente do município, tanto na prefeitura, quanto na câmara”, concluiu.
Atualmente, dezenas de acadêmicos em Sorriso vão a Sinop ( andam 160 km ida e volta) para estudar no campus da Unemat.