Educação

Sintep é contra retomada das aulas em Sorriso e se movimenta para impedir que professores voltem às salas

O presidente do Sindicato dos Trabalhadores no Ensino Público de Mato Grosso (Sintep), subsede em Sorriso, Leir Soares, é contra o retorno das aulas presenciais para mais de 15 mil alunos da rede municipal previstas para começarem no dia 8 do próximo mês de forma gradativa e escalonada. De acordo com o presidente, o sindicato se movimenta e definirá ações para impedir o retorno às salas de aulas visando a garantia de segurança dos professores.

“Totalmente contra antes da vacinação. Nossa posição é contra. Em Cuiabá, já estamos mexendo com a questão da rede Estadual, tanto com protesto como ações judiciais, somos contra. Somos a favor de voltar as aulas, mas a partir do momento que o governo, seja municipal ou estadual garanta a saúde dos trabalhadores, dos funcionários”, expôs.

Segundo o presidente, mesmo com as estratégias traçadas a segurança do professor não está garantida. “Pelo que fizemos análise, conversamos, debatemos só o que pode garantir a segurança do profissional e da comunidade escolar é a vacina, qualquer outra medida paliativa corre risco. Se o professor for obrigado a dar aula, se pegar Covid e morrer, quem será responsabilizado? A secretária de Educação, prefeito, governador. Quem vai cuidar da família desse trabalhador, entre outras situações”, indagou.

Soares assegurou que “estamos conversando com Cuiabá e aguardando as orientações e deliberações. Tipo, o que for definido nós estaremos seguindo e fazendo movimento, qualquer ação será compartilhada pelo Sintep de Sorriso”.

Conforme So Notícias já informou, em Sinop, apresidente da subsede do Sindicato dos Trabalhadores no Ensino Público de Mato Grosso (Sintep) em Sinop, Maria Aparecida Lopes defendeu a continuidade das aulas de forma online na rede Estadual e aguarda posicionamento da secretaria municipal de Educação sobre o retorno das presenciais na rede municipal de ensino.

Só Notícias/David Murba (foto: assessoria/arquivo)