Educação

Sinop: secretário confirma que Escola Militar será instalada na sede da assessoria pedagógica

O secretário estadual de Educação, Alan Porto, e o prefeito de Sinop, Roberto Dorner, definiram que a nova Escola Militar do Estado será instalada no prédio da Assessoria Pedagógica, na avenida das Embaúbas, centro. Os trâmites para a criação da nova unidade escolar, que já deve entrar em funcionamento no segundo semestre, foram discutidos em uma reunião, realizada de forma online.

Serão feitas adequações de infraestrutura no imóvel que deverão custar aproximadamente R$ 85 mil, conforme levantamento da secretaria de Obras, a pedido da Polícia Militar. Atualmente são cinco salas que atendem 10 turmas da Escola Estadual Nilza de Oliveira Pipino (cuja sede é ao lado), somando pouco mais de 220 alunos. A ideia é que, a partir da criação da escola, que sejam oferecidas a esses estudantes a chance de se matricularem na unidade militar.

Alan explicou que foi criada uma coordenadoria somente para tratar sobre escolas estaduais militares e que espera trabalhar em parceria com a prefeitura de Sinop. “Não existem muros entre as secretarias e a Seduc está totalmente à disposição para fazer o que é melhor para os estudantes de Mato Grosso”, disse.

Conforme prevê a legislação estadual, por não se tratar de transformação de escola estadual em escola estadual militar, não haverá a necessidade de realização de audiência pública para debater o assunto.

O coronel Wesney Sodré, comandante da Polícia Militar na região, também participou da reunião e disse que a instituição está pronta para assumir a direção da escola e que os profissionais foram selecionados. Governo e prefeitura terão nova reunião, na próxima semana, para definir um cronograma para a criação da unidade.

Só Notícias (foto: Marcos Vergueiro/arquivo/assessoria)