domingo, 5/maio/2024
PUBLICIDADE

Mato Grosso tem pequena redução nas exportações mas fecha bimestre como 5º maior vendedor do Brasil

PUBLICIDADE
Só Notícias/Marco Stamm (foto: assessoria)

O Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (MDIC) fechou os números de fevereiro e, mesmo com redução de 4,3% no valor de exportação no comparativo com o primeiro bimestre do ano passado, o estado permanece como o 5º maior exportador do Brasil, atrás apenas de São Paulo, Minas Gerais, Pará e Rio de Janeiro. A China continua como principal destino dos produtos mato-grossenses e a soja é o item mais vendido.

Ao todo, Mato Grosso já exportou U$ 2,3 bilhões neste bimestre. No período passado as vendas foram de U$ 2,4 bilhões. Como houve aumento de 44% nas importações, saltando de U$ 268 milhões para U$ 385 milhões neste ano, o saldo da balança comercial caiu, mas ainda é extremamente favorável ao estado, com superávit de U$ 1,9 bilhão.

Os números mantêm Mato Grosso em 5º lugar no ranking nacional dos exportadores, respondendo por 7,7% de tudo que o Brasil comercializa com o exterior. No lado inverso, o das importações, o estado é o 15º, com 1,2% das compras.
Mesmo com uma redução de U$ 175 milhões em compras, a China ainda é a principal parceira comercial de Mato Grosso, absorvendo 33% das vendas. A Indonésia mais que dobrou as compras no primeiro bimestre e assumiu o segundo lugar com 9,7% da participação. O Egito e o Vietnã aparecem em seguida com 4,8% e Bangladesh completa a lista dos cinco maiores parceiros com 4,7% das compras.

A soja não tem a dominância que costuma ter e fechou o bimestre com 46% das vendas, sendo 27 in natura e 16% processada em farelo. O algodão tem24% da participação, o milho ficou com 16% e a carne com 9,1%. O estado ainda registrou vendas de ouro (1,6%) e de madeira (0,72%).

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Banco indiano avalia potencialidades do agro em visita técnica a Mato Grosso

O governo estadual apresentou, nesta semana, as potencialidades do...

Empresas de Juara contratam 119 novos profissionais

Em Juara, empresas e indústrias ofertam 119 vagas de...

Número de alvarás para novas obras em Sorriso tem crescimento

Sorriso fechou o primeiro quadrimestre emitindo 585 alvarás de...

Empresas de Sorriso contratam 156 novos funcionários para início imediato

Na capital do agronegócio, empresas e indústrias admitem 156...
PUBLICIDADE