O prefeito Leandro Félix (PSL) sancionou a lei que autoriza a prefeitura firmar termo de convênio/cooperação, com o governo do Estado, por intermédio da secretaria de Estado de Segurança Pública, para a construção da sede da Perícia Oficial e Identificação Técnica em Nova Mutum. O imóvel é na rua das Heliconias, no Jardim das Orquídeas.
O texto não estipula quando as obras devem ser iniciadas, nem o valor que será investido. Por outro lado, após a conclusão da construção, o executivo fica autorizado a firmar termo de cessão de uso do imóvel por 20 anos, podendo ser prorrogado por igual período. A prefeitura também é autorizada a disponibilizar equipe técnica, espaço físico e recursos financeiros para cumprimento do plano de trabalho do termo de convênio.
Em caso de extinção das atividades da Politec no município, o imóvel retornará automaticamente ao domínio e uso do município.
A Politec será responsável pelo atendimento de perícias criminais de homicídios, acidentes de trânsito, perícias em drogas, balística, crimes de patrimônio e identificação técnica em Mutum e outros municípios. Atualmente, os atendimentos são feitos por equipes de outras cidades, por exemplo, Sorriso, percorrendo mais de 150 quilômetros.
No mês passado, a diretoria da Perícia Oficial e Identificação Técnica (Politec) afirmou que está avaliando a possibilidade de implantação de uma unidade em Nova Mutum, que vem sendo reivindicada por lideranças políticas. O diretor geral Rubens Sadao Okada, o adjunto, Renato Barbosa Guanaes Simões e o diretor de interiorização, Mairo Fábio Camargo visitaram a cidade mas ainda não foi manifestado se está concretizada a instalação.
Atualmente, quando há a necessidade de ser feita perícia em casos de acidentes fatais na BR-163, ou em rodovias, por exemplo, peritos de Sorriso acabam se deslocando a Nova Mutum – percorrendo cerca de 300 km ida e volta – para fazer trabalho pericial que inclui também casos de assassinatos, incêndios, dentre e outros.
A diretoria também esteve na coordenadoria regional de Sinop e nas gerências de Sorriso, Alta Floresta e Guarantã do Norte. Houve “reuniões estratégicas com os servidores para discutir as demandas internas e necessidades físicas e de pessoal dos locais”, informou a assessoria ao Só Notícias.