O Ministério da Educação publicou, em Diário Oficial, o reconhecimento do curso de medicina veterinária do campus sinopense da Universidade Federal de Mato Grosso. O reconhecimento é condição necessária para a validade nacional dos respectivos diplomas e deve ser solicitado pela IES (Instituto de Ensino Superior) quando o curso tiver completado 50% de sua carga horária.
O curso conta atualmente com aproximadamente 480 acadêmicos, sendo que a primeira turma conclui a graduação ainda neste semestre, e tem um hospital veterinário em construção desde o final de 2007. Conforme Só Notícias informou, ainda não há previsão de conclusão e liberação para uso público, no entanto, já há atividades acadêmicas na unidade, construída próxima ao campus.
A construção está em fase final. É aguardado, de acordo com o diretor do hospital, professor Bruno Gomes de Casto, a conclusão da instalação elétrica. Em seguida, a unidade ainda deverá passar por avaliação da vigilância sanitária e, posteriormente, aguardará autorização do campus para execer as atividades extra-acadêmicas. Até o ano passado, aproximadamente R$ 7 milhões já foram investidos.
Além de veterinária, há pelo menos outros dois cursos reconhecidos: enfermagem e zootecnia.