Educação

Secretaria abre seletivo com vagas para alunos nas escolas militares em Cuiabá, Mutum, Sorriso e mais duas

A secretaria estadual de Educação abriu, hoje, as inscrições para o processo seletivo das escolas estaduais Militares Tiradentes em Cuiabá, Nova Mutum, Barra do Garças, Vila Rica e Confresa até o dia 30 deste mês. Para a unidade da capital, as inscrições podem ser feitas nesta segunda e terça-feiras de forma presencial, das 13h às 18h. São 180 vagas para o 7º ano do Ensino Fundamental no próximo ano letivo.

Os candidatos farão uma prova com questões de língua portuguesa e matemática no dia 15 de outubro. As vagas dos candidatos classificados e aptos à matrícula são distribuídas em conformidade com a lei estadual.

Mato Grosso possui hoje 14 escolas Estaduais Tiradentes. Com exceção da unidade de Sinop, que foi inaugurada na última semana e as aulas iniciaram nesta segunda-feira, todas as demais terão processo seletivo. Ainda não lançaram os editais as escolas de Várzea Grande, Cáceres, Rondonópolis, Tangará da Serra, Lucas do Rio Verde, Juara e Alta Floresta.

Na escola tenente-coronel Celso Henrique Souza Barbosa, em Nova Mutum, são ofertadas 30 vagas para o 7º ano e cadastro de reserva para o 1º ano (70 vagas), 2º ano (70 vagas) e 3º ano (35 vagas) do Ensino Médio. As inscrições são online. A escola cabo PM Vanilson Silva Carvalho, em Barra do Garças, está ofertando  15 vagas para o 1º ano do Ensino Médio e as demais – 2º e 3º ano – para o cadastro de reserva. Para o 7º, 8º e 9º ano do Ensino Fundamental as vagas também são de cadastro de reserva. As inscrições devem ser feitas de forma presencial, na secretaria da unidade escolar, na rua 31 de Março, Nº 286, bairro Santo Antônio.

Na escola Militar Tiradentes soltado PM, Antônio Eustáquio de Paula, em Vila Rica, são ofertadas 230 vagas, tanto no Ensino Fundamental – 7º, 8º e 9º ano –, como para o Ensino Médio. As inscrições também devem ser feitas de forma presencial, na própria unidade. Na escola cabo PM José Martins de Moura, em Confresa, são 250 vagas para o Ensino Fundamental e Médio. As inscrições também são de forma presencial, na secretaria da unidade escolar.

A escola cabo, Antônio Dilceu da Silva Amaral, em Sorriso, já divulgou o edital para o processo seletivo mas, nesta unidade, as inscrições serão feitas do dia 27 de setembro a 1º de outubros. A unidade vai oferecer 100 vagas para o Ensino Fundamental, sendo 75 para o 7º ano e 25 para o 8º ano. Para o 9º ano e Ensino Médio – 1º e 2º ano – haverá cadastro de reserva.

O diretor de Ensino, Instrução e Pesquisa da PM, coronel André Avelino Neto, explica que não é possível fazer um edital único, pois cada unidade escolar tem sua própria realidade. “Algumas escolas oferecem Ensino Fundamental e outras também o Ensino Médio. Cada escola tem um número de vagas diferente. Por isso, cada uma tem suas próprias atribuições para fazer o edital”.

Neto explicou que as escolas Tiradentes atendem a partir do 7º ano do Ensino Fundamental e, por isso, é que o maior número de vagas é para esta etapa. Esclarece ainda que o cadastro de reserva para preencher vagas em casos que a rematrícula não é efetivada. As Escolas Estaduais Tiradentes têm a gestão da Polícia Militar, mas todo o corpo docente é da Seduc.

Redação Só Notícias (foto: arquivo/assessoria - atualizada 08:54h em 21/9)