Alunos da escola municipal Aureliano Pereira da Silva representarão Sorriso na 2ª Feira Nacional de Ciências da Educação Básica (Fenaceb), de 15 a 17 de abril, em Brasília. Foi escolhida para representar Mato Grosso com um projeto sobre a produção de hortifruti. Em todo o país, foram selecionados 170 trabalhos científicos, e no Estado, apenas quatro.
O projeto elaborado pelos alunos das turmas de 7ª e 8ª séries da Aureliano Pereira da Silva, apontou que a produção de hortifruti pode crescer e ter mais qualidade em Sorriso. O objetivo foi avaliar o consumo para análise e divulgação dos dados.
De acordo com os dados colhidos junto a Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, a produção local pode ser intensificada pela demanda dos produtos, o que poderá beneficiar inclusive o consumidor final, que terá a disposição produtos por menores preços.
A pesquisa foi feita em cinco supermercados do município, e comprovou que grande parte do que é consumido pela população pode ser produzido aqui, e com isso melhorar a qualidade e o preço dos produtos. Além de avaliar a necessidade do comércio, o projeto fez a coleta de dados e questionamentos sobre a viabilidade da produção e aceitação no comércio local.
A Fenaceb é uma iniciativa do Ministério da Educação, em parceria com a Unesco, onde será exposta a produção científica elaborada no âmbito das escolas públicas de educação básica, congregando alunos e professores do ensino fundamental (de 5ª a 8ª séries) e do ensino médio. O objetivo é reunir a produção científica selecionada em feiras de ciências e mostras científicas em todo o Brasil.