O Serviço Médico Pericial do Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso (Detran/MT) e o Serviço de Avaliação Psicológica da autarquia realizam de hoje a domingo o Encontro Anual dos Profissionais de Saúde Credenciados junto ao Departamento. O objetivo é discutir as novas normas para avaliações física, mental e psicológica, estabelecidas por resolução do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), em vigor desde o dia 25 de fevereiro. Mato Grosso é o primeiro Estado a organizar evento para discutir a resolução.
No exame de aptidão física e mental são exigidos procedimentos médicos como anamnese (entrevista médica para conhecer o paciente), exame físico geral, no qual o médico perito examinador deverá observar o tipo morfológico, comportamento e atitude, avaliação oftalmológica, avaliação otorrinolaringológica, cardiorrespiratória e neurológica.
Já na avaliação psicológica as novas normas estabelecem avaliações como processamento de informação, tomada de decisão, comportamento, auto-avaliação do comportamento e traços de personalidade. Os médicos e os psicólogos querem que os procedimentos sejam padronizados em todo o Estado. “Ainda há muitas dúvidas, e o evento pretende sanar os questionamentos dos médicos e psicólogos” diz o coordenador de exames do Detran, Cândido Rosa Júnior.
Uma das alterações é a figura do médico auxiliar, ou seja, após passar por procedimento junto ao Detran, se constatado qualquer problema, o candidato é encaminhado ao especialista referente para providências. “O especialista é que vai dizer, através de laudo, se o candidato está apto a dirigir ou não”, explica o coordenador de exames.
O presidente da Associação Brasileira de Medicina de Tráfego (Abramet), Flávio Adura e a psicóloga Márcia Oliveira, especialista em Trânsito, estarão presentes no evento e vão ministrar palestras e esclarecer as dúvidas dos profissionais.
O encontro inciia às 19h, em hotel da capital.