Educação

Mais de 1,6 mil crianças estão fora das escolas em Sorriso, diz pesquisa do Unicef

O web documentário ‘Fora da Escola Não Pode’ do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) revelou 1.603 crianças estão sem estudar em Sorriso. As idades delas variam de 4 a 17 anos. Consta ainda que 84% residem no setor rural. Por outro lado, 15.526 estão nas salas de aulas sendo alfabetizadas.

O levantamento constatou ainda que 54% das que estão sem acesso à Educação são do sexo masculino e mais de 60.8%% são negras. Já a renda média domiciliar é de até 1/2 salário mínimo. Além disso, 62.9% dos responsáveis por elas não possuem instrução e ensino fundamental incompleto com renda de até 1/2 salário mínimo.

Só Notícias entrou em contato com a secretária de Educação, Lucia Korbes Drechsler, que informou que se posicionará nesta quinta-feita sobre os dados apresentados pelo web documentário ‘Fora da Escola Não Pode’.

Em Sinop, 2.746 crianças estão sem estudar. De acordo com o levantamento, 29,3% residem no setor rural. Além disso, 51% são do sexo feminino e mais de 60% são negras. A secretária de Educação, Esportes e Cultura Veridiana Paganotti reconheceu, em entrevista ao Só Notícias, a importância do estudo mas criticou por não mostrar onde estão as crianças que estão fora das escolas.

“Nós não sabemos onde estão essas crianças. Informam os números mas não apontam a localização. Estamos fazendo pesquisas através do cadastro da Bolsa Família para identificar onde estão essas crianças. A maioria é por abandono escolar e tem de 12 a 13 anos. Essas crianças deixaram de ir para a escola no meio do ano e contabiliza também”.

Redação Só Notícias (foto: arquivo/assessoria)