Educação

IFMT abre 511 vagas em cursos superiores em Guarantã, Alta Floresta, Sorriso, Lucas e mais 12

O Instituto Federal de Mato Gross abriu inscrições para um novo processo seletivo dos cursos superiores, cuja seleção acontecerá através da análise do histórico escolar do aluno Estão sendo ofertadas 511 vagas, distribuídas em dezenas de cursos em Guarantã do Norte, Alta Floresta, Sorriso, Lucas do Rio Verde, Barra do Garças, Cáceres, Campo Novo do Parecis, Várzea Grande, Cuiabá (Bela Vista e Octayde Jorge da Silva), Confresa, Pontes e Lacerda, Primavera do Leste, Rondonópolis, São Vicente da Serra, Jaciara, Campo Verde e Diamantino

Em cinco cursos do IFMT Câmpus São Vicente são 50 vagas disponíveis, sendo 10 para cada um deles: Bacharelado em Zootecnia, Bacharelado em Agronomia (integral – Campo Verde), Bacharelado em Agronomia (noturno – Campo Verde), Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas (Campo Verde), e Licenciatura em Ciências da Natureza com habilitação em Biologia (Jaciara).

As inscrições devem ser feitas até 25 deste mês, no site do IFMT. O resultado do seletivo será válido apenas para o ingresso no primeiro semestre deste ano. Após preencher o questionário eletrônico, o candidato deverá imprimir o boleto bancário e pagar a taxa de R$ 50. O pagamento da taxa de inscrição deverá ser efetuado até o dia 27.

No dia 1º do próximo mês, o IFMT disponibilizará para os candidatos a confirmação de inscrição, contendo o nome do candidato, o número da inscrição e o curso, no site da instituição, no link seleção.

Os candidatos que desejarem podem concorrer às vagas destinadas às políticas de Ações Afirmativas (cotas). O IFMT reserva 60% das vagas de todos os cursos e turnos para candidatos que tenham cursado integralmente o ensino médio na rede pública de ensino (municipal, estadual ou federal).

O critério de seleção consiste na classificação do candidato pelo seu desempenho (notas/conceitos) do 1º e 2º ano do Ensino Médio constantes no Boletim Escolar Oficial, Histórico Escolar ou documento escolar oficial equivalente, nas disciplinas de Língua Portuguesa, Matemática, Química, Física, Biologia, História e Geografia da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). A classificação dar-se-á pela média final referente ao 1º e 2º anos do Ensino Médio avaliados.

A seleção será classificatória, e as chamadas obedecerão à ordem decrescente de classificação, ou seja, da maior nota para a menor. No dia 4 de fevereiro, serão divulgadas dez listas, sendo um dos candidatos da listagem geral que foram aprovados e os excedentes no processo seletivo 2021/1 e nas outras nove listas constarão os nomes dos candidatos aprovados e os excedentes que se inscreveram como cotistas, por curso e turno.

Redação Só Notícias (foto: assessoria)