A Prefeitura de Cuiabá irá ceder uma área ao governo do Estado para a construção de parte do complexo educacional que irá revolucionar a região do bairro Pedra 90. Com quatro novas e modernas escolas estaduais, o bairro contará com iniciativas inovadoras com atividades voltadas para tecnologia, literatura, práticas esportivas e atendimento voltado à redução da violência.
Ontem, o secretário de Estado de Educação, Marco Marrafon, se reuniu com o prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro, para apresentar o Programa Pró-Escolas e o projeto de transformação do bairro Pedra 90 por meio da educação.
Após o encontro, o prefeito assinou um termo de doação do terreno que irá abrigar duas das quatro novas unidades que serão instaladas na região. “Pretendemos fazer uma verdadeira revolução na educação. E o bairro Pedra 90 é uma das nossas prioridades. Queremos levar os melhores equipamentos, os melhores profissionais e a melhor educação possível para os lugares que mais necessitam, pois acreditamos que a educação é a saída para a verdadeira transformação da sociedade”.
O prefeito Emanuel Pinheiro ficou impressionado com o projeto e afirmou que a Prefeitura dará todo o apoio para incentivar a iniciativa do governo estadual.
O Pedra 90 contará com quatro novas unidades, sendo que três serão construídas no lugar de unidades escolares que já existem no bairro (EE Rafael Rueda, EE Malik Didier e EE Mário de Castro). O bairro ainda contará com Escolas Plenas e uma Centro Integrado Escola-Comunidade (CIEC) com modelo de gestão militar Tiradentes.
A obra do CIEC já está em licitação e a da nova Escola Estadual Mário de Castro deve começar ainda neste mês.
Durante a reunião, o prefeito e o secretário ainda debateram sobre a possibilidade de parcerias para construção de outros unidades escolares e a criação de centros educacionais.