Jovens, adultos e idosos que ainda não sabem ler e escrever têm nova oportunidade de reverter essa situação. Eles podem se cadastrar para cursar o projeto LetrAção, desenvolvido pelo Governo do Estado, em parceria com o Ministério da Educação (MEC), para diminuir o analfabetismo em Mato Grosso, que chega a 11% da população.
O prazo para as inscrições da 3º etapa do LetrAção se encerra no dia 15 de novembro. Os interessados podem procurar a Secretaria de Estado de Educação (Seduc), Assessorias Pedagógicas, escolas estaduais, ou se inscreverem pelo Disque-Alfabetização, que funciona pelo número 0800-647-6325.
Conforme relata a secretária de Educação, Ana Carla Muniz, esta é a última oportunidade para que as pessoas realizem o cadastramento, já que 2006 não ocorrerá o cadastramento, por se tratar de um ano eleitoral. A meta, revela a secretária, é cadastrar mais de 30 mil pessoas, que começãrão a estudar em fevereiro de 2006. “Estamos contando com o apoio de todos os setores sociais para nos ajudarem com o cadastramento. Juntamente com as prefeituras municipais, lançamos uma rede cidadã, que condiciona os benefícios concedidos pela administração municipal aos alunos atendidos pelo LetrAção”, afirma.
Segundo Ana Carla, cada município engajado adotou um critério para beneficiar os alunos do LetrAção e, com isso, contribuir para o sucesso do projeto. Entre os municípios citados pela secretária, está o de Pontes e Lacerda e Diamantino. “Esses prefeitos estão empenhados com o crescimento e formação de seus munícipes. Em Pontes e Lacerda, os alunos estão tendo preferência nos programas de casa própria, bolsa família e outros benefícios”, relata.
O LetrAção ainda conta com a parceria da Secretaria de Estado de Saúde (SES), que possibilita o atendimento oftálmico aos alunos com problema de visão. Também se engajaram ao projeto líderes comunitários que, durante a comemoração do 27º aniversário da Federação Mato-grossense de Associação de Bairros (Femab), em agosto, assinaram o Termo de Cooperação Técnica do letrAção.
Contudo, de acordo com Ana Carla, o processo “formiguinha” ainda surte grande efeito. São os alfabetizadores voluntários que mais trazem alunos para o projeto. “Se cada pessoa que se encaixa nas exigências de alfabetizador montasse uma turma e se cadastrasse no LetrAção, Mato Grosso não teria mais analfabetos”, enfatizou.
Enaldo Abadia da Silva, morador do município de Rosário Oeste (a 133 km de Cuiabá), já descobriu o seu papel. Ele alfabetizou 30 pessoas na primeira etapa do LetrAção. Conforme relata, para formar as turmas foi necessário visitar algumas pessoas e convencê-las da importância de adquirir novos conhecimentos.
Atualmente, com duas turmas da etapa intermediária, totalizando 45 pessoas, em alguns casos oferece o ensino em domicílio. “Vou até a casa para não perder o aluno. Principalmente os que moram na zona rural, onde as pessoas são muito sofridas e trabalhadoras. Esse trabalho de visita nas casas, principalmente dos mais idosos, garante que eles não desistam”, conta Enaldo.
Para ser um alfabetizador do LetrAção, a pessoa deve possuir nível superior, com habilitação em Pedagogia ou Letras, estar cursando um desses dois cursos, ou possuir o magistério com experiência em alfabetização de adultos.
Os alfabetizadores ficam responsáveis por cadastrar e montar as turmas com limite de 20 a 25 pessoas, bem como providenciar o local para realização das aulas. Para executar esse trabalho eles recebem uma ajuda mensal de R$ 120 e mais R$ 7 reais por aluno.
Desde sua implantação em 2003, o LetrAção já possibilitou a alfabetização de 40 mil pessoas. Na primeira e segunda etapas, 24,8 mil pessoas, de 78 municípios, foram alfabetizadas. Atualmente, na etapa intermediária, mais de 16 mil cidadãos de todo o estado cursam o projeto, resultado de um investimento de mais de R$ 3,6 milhões.