quarta-feira, 8/maio/2024
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Escola Municipal de Sinop recebe equipamentos de informática para Ensino Especial

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Ainda neste 2º semestre uma Escola Municipal de Sinop estará recebendo equipamentos de informática para auxílio às aulas destinadas ao Ensino Especial. A Escola Municipal Walter Künzler foi contemplada pelo programa Projeto de Informática na Educação Especial (Proinesp) da Secretaria de Educação Especial (Sesp) do Ministério da Educação e Cultura (MEC).

Entre os equipamentos tem 2 computadores com gravador de CDs, uma impressora, um aparelho de televisão 29 polegadas com legenda, um escaner, um aparelho toca fitas com gravador, um aparelho de DVD, um adaptador de campanhia, 2 fones de ouvido, mesas para computador e estudo, um armário, uma lousa, um dicionário trilingüe de libras, português e inglês, uma coleção de literatura infanto-juvenil em libras e CD e 15 jogos pedagógicos.

Ao todo, a escola atende 357 alunos, sendo que 15 deles são alunos de inclusão, ou seja, deficientes mentais ou que apresentam deficiência visual e auditiva. A contemplação da Escola Municipal Walter Künzler corresponde ao programa do MEC de 2.005, que contemplou um total de 200 escolas brasileiras.

Só Notícias apurou que em 2.004 foram 100 escolas contempladas e Sinop também estava na lista, sendo a Escola Municipal Menino Jesus, que hoje atende a cerca de 10 alunos, com um laboratório de 6 computadores.

Além dessas duas escolas, neste ano, outras 7 receberam um computador para o Ensino Especial cada uma. O Centro Educacional, a Armando Dias, Sadao Watanabe, Tiago Aranda (Caíque), Jardim Paraíso e Silvana. As demais escolas que atendem um total de 153 alunos inclusos, no município, são a São Cristóvão, Jardim Imperial, Uilibaldo Vieira, Jardim Violetas, Umuarama, Belo Ramo e União.

Em todo o país, mais de 16 mil alunos com necessidades educacionais especiais, das 37 mil escolas que atendem a esse alunos, serão beneficiados pelo programa. O Proinesp teve início em 2.003, com 60 escolas atendidas. Em 2.004, o atendimento subiu para 185 instituições. E em 2.005, são mais 200 escolas. O número total de estudantes portadores de necessidades educacionais especiais aumentou 12,3% no país. Foram 566.023 matrículas em 2.004. De acordo com o Censo Escolar, o número desses alunos em classes comuns aumentou 34,1% em relação ao ano passado e totaliza 194.581 estudantes. A presença em escolas especializadas ou classes especiais cresceu 3,5%. Foram 371.442 matrículas.

A elevada taxa de inclusão de estudantes com necessidades educacionais especiais em classes comuns e a redução no ritmo de crescimento das matrículas em escolas exclusivamente especializadas ou classes especiais consolida a tendência dos últimos anos. Em 1.998, a matrícula inclusiva equivalia a 15% do total. Em 2.002, representava 24%. Em 2.004, chegou a 34%.

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