sexta-feira, 26/abril/2024
PUBLICIDADE

Novas políticas ambientais para Mato Grosso serão discutidas dia 3

PUBLICIDADE

Cuiabá vai sediar de 03 a 05 de agosto o 1° Fórum Estadual de Meio Ambiente e Sustentabilidade, que irá discutir e definir as novas políticas públicas ambientais e de desenvolvimento para Mato Grosso. A medida é uma das que estão sendo colocadas em prática após a criação da Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema) que substitui a Fundação Estadual do Meio Ambiente (Fema).

No último dia 13 de julho, o governador Blairo Maggi esteve em Brasília com a ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, ocasião em que firmou um acordo de cooperação técnica integrando Sema e o Ministério Público Estadual ao Sistema de Detecção do Desmatamento em Tempo Real (Deter). A ministra Marina Silva será uma das palestrantes do fórum.

Segundo o governador Blairo Maggi, que fará a abertura do encontro no dia 3 de agosto, ao lado do secretário de Meio Ambiente, Marcos Machado, o Estado vive um novo momento com o ordenamento das ações que envolvem o meio ambiente. Daí a importância de se discutir o assunto com autoridades nacionais, especialistas nas questões ambientais, além de representantes de universidades e da classe produtora do estado — um dos maiores produtores de grãos e carnes do país. Com a cooperação do governo Federal e Estadual, por meio do Ibama e Sema, serão adotados mecanismos para coibir o desmatamento irregular e o trabalho de legalização e liberação das áreas de manejo será tarefa dos dois órgãos.

“Vamos discutir uma política ambientalmente correta e socialmente justa”, disse o governador, que entende ser este o caminho para que os produtos de Mato Grosso não sejam rejeitados no mercado internacional. Faz parte da programação do fórum, que se estenderá até o dia 5 de agosto, no Centro de Eventos do Pantanal, a mesa-redonda “Conciliando o Desenvolvimento e a Conservação Ambiental” (conduzida pelo coordenador do fórum, o promotor de Justiça Domingos Sávio de Barros Arruda), palestras, oficinas temáticas e debates.

Uma das oficinas, “Programas e Projetos Ambientais e de Desenvolvimento”, será coordenada pelo secretário de Políticas para o Desenvolvimento Sustentável do MMA, Gilney Viana. O secretário estadual de Meio Ambiente do Amazonas, Virgílio Viana, vai falar sobre o “Uso Sustentável da Floresta Amazônica”. Outros palestrantes abordarão as políticas para o Pantanal, Cerrado e Recursos Hídricos. O fórum terá ainda a participação de especialistas de órgãos como Ibama, Embrapa, Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais), Banco Mundial, Senai, Instituto Sócio Ambiental (ISA) e de entidades estrangeiras, como o Instituto Max Planck de Limnologia (Alemanha).

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Presidente do Cipem se reúne com vice-governador e detalha prioridades do setor florestal

O presidente do Centro das Industrias Produtoras e Exportadoras...

Governo de MT confirma pagamento de servidores na próxima segunda

O governo de Mato Grosso depositará na segunda-feira (29)...

Prefeito autoriza início de obras de praça em Matupá; R$ 1,9 milhão

O prefeito Bruno Mena anunciou hoje o início das...
PUBLICIDADE