quinta-feira, 18/abril/2024
PUBLICIDADE

Covest avalia vestibular da Unemat 2005/2

PUBLICIDADE

Terminou a primeira etapa do seletivo da Universidade do Estado de Mato Grosso. O processo foi encerrado com o recolhimento dos cartões de respostas da prova do vestibular 2005/1 das nas cidades de Colider, Juara, Sinop e Alta Floresta.

O vestibular foi realizado nesse final de semana. Cerca de 9500 candidatos compareceram às provas que foram aplicadas em 14 cidades do estado, entre elas a capital. Nesta edição, 950 pessoas estiveram envolvidas na aplicação das provas.

A equipe da assessoria de Comunicação da Unemat entrevista a coordenadora da Covest Geyhsa Atala Curvo que faz, neste momento, uma avaliação da realização do concurso.

Porque a Instituição optou por realizar um novo vestibular ?
É importante ressaltar que o gabarito encontrado em poder de dois candidatos durante a aplicação da prova não é o gabarito oficial da Instituição.Pois ele só é elaborado depois que a prova torna-se pública, ou seja: depois de ser aplicada aos candidatos. Em uma ação preventiva, para reforçar a segurança do processo seletivo, a Unemat optou pela realização de um novo concurso para que não fique nenhuma dúvida sobre a legitimidade do ingresso dos novos acadêmicos.

Quais as medidas de seguranças adotadas pela Covest nesta edição do vestibular?
A Covest no inicio deste ano instalou alarmes e um sistema de segurança com circuito interno monitorado 24 horas nos ambientes que são elaboradas as provas bem como a impressão das mesmas. Já no âmbito da aplicação das provas a atenção foi redobrada. Os profissionais envolvidos recebem treinamento especifico de fiscalização intensa dos candidatos durante a realização das provas.

Quais os critérios para escolha dos fiscais e seus auxiliares, como coordenadores de sala, e de estabelecimento de prova?
A Covest realiza o recrutamento das pessoas com base em um cadastro no sistema de banco de dados da coordenação. Elas passam por um processo de seleção em que são considerados o histórico de serviços prestados para Instituição. A listados profissionais selecionados é divulgada poucos dias antes da aplicação das provas para evitar especulação.

Houve registro de alguma ocorrência?
Não. O vestibular ocorrido nesse último final de semana transcorreu de forma tranqüila até porque esta coordenação tomou o cuidado de divulgar sistematicamente através da imprensa local e de avisos afixados em murais e em todas as salas de aula onde ocorreu o concurso sobre o item 9.4 constante no Edital 001/2 . O item faz referencia à proibição do candidato ingressar no estabelecimento de prova portando armas e/ou qualquer equipamento eletrônico, tais como: telefone celular, relógio digital , agenda eletrônica, walkman e similares. Como também a consulta de qualquer material impresso. No caso de alguma ocorrência nesse aspecto, o candidato estaria automaticamente desclassificado do concurso; o que não ocorreu.

Os candidatos supostamente envolvidos na tentativa de fraude realizaram as provas neste final de semana? Por que? Sim, eles compareceram porque lhes cabe juridicamente esse direito.

A partir da aplicação das provas quais são as atividades executadas pela Covest até a divulgação do resultado?
Após a aplicação das provas, todos os cartões de respostas dos candidatos passarão pela leitura ótica. Serão classificados três vezes os números de vagas de cada curso. Os classificados passarão para a segunda fase, ou seja, terão suas provas de interpretação de texto corrigidas por uma banca composta por professores da área de Línguas da Instituição. Serão aprovados os candidatos que obtiverem a maior pontuação em ordem decrescente. O resultado será divulgado no dia 23 de agosto pelo site da Unemat e nos murais dos campi.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Secretaria divulga 2ª chamada de estudantes de MT para intercâmbio na Inglaterra

A secretaria estadual de Educação divulgou, há pouco, a...

Escola técnica abre vagas para curso de inglês básico em Cuiabá

Já estão abertas as inscrições para os cursos de...

Prazo para solicitar isenção da taxa de inscrição do Enem começa hoje

Começou hoje o período para solicitar a isenção da...

Estudantes de Sinop embarcam para competição mundial de robótica nos EUA

Onze estudantes da rede estadual de ensino em Sinop...
PUBLICIDADE