Os estudantes que não conseguiram concluir o ensino médio durante a idade regular podem finalizar o processo por meio do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Para obter o certificado de conclusão do ensino, o interessado deve ter mais de 18 anos e indicar, no momento da inscrição, que deseja pleitear a certificação. O período de inscrições para o Exame abriu na segunda-feira (23) e encerra em 10 de junho, com taxa de R$ 35. O candidato que busca concluir o ensino médio responderá as mesmas provas que serão distribuídas para os demais inscritos no processo.
De acordo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), a pontuação exigida para conseguir o certificado, bem como a emissão, será definida pela Secretaria Estadual de Educação (Seduc), ou institutos federais de educação, ciência e tecnologia, que firmaram acordo de cooperação técnica com o Inep. A escolha da instituição é feita pelo participante ainda durante a inscrição na internet. Será possível escolher qualquer uma delas, independentemente de seu local de residência. A relação com os nomes e dados dos candidatos aprovados serão publicados posteriormente.
As médias do Enem podem ser usadas para obter o certificado de conclusão da escolarização básica desde 2009. Ano passado, por exemplo, cerca de 110 mil brasileiros com mais de 18 anos conseguiram concluir o ensino por meio do processo.
O Enem, conforme Só Notícias informou, passou a ser usado também como ferramenta nos vestibulares das universidades federais, ou como fase única ou como parte do processo. A participação no exame é pré-requisito, ainda, para estudantes interessados em uma bolsa do Programa Universidade para Todos (ProUni).
Os benefícios são distribuídos a partir do desempenho do candidato no exame e podem ser integrais ou parciais, dependendo da renda da família. Para participar do programa é necessário ter cursado todo o ensino médio em escola pública ou em colégio privado com bolsa integral.