O Centro das indústrias Produtoras e Exportadoras de Madeira do Estado de Mato Grosso (CIPEM) e o Fundo de Apoio a Madeira (FAMAD), entregaram, ontem, cheque no valor de R$ 260 mil a Fundação Pio XII, mantenedora do Hospital de Câncer de Barretos. O recurso foi repassado ao hospital de Barretos, que é parceiro do CIPEM, pois a instituição está comprando o mamógrafo e o aparelho de ultrassonografia que será instalado na Ala de Prevenção ao Câncer de Mama do Hospital de Câncer de Mato Grosso.
“O Estado não é capaz, por si só, de resolver os problemas sociais, pois há muitas prioridades, por isso, quero aqui agradecer ao CIPEM e enaltecer que é a primeira entidade a abraçar esta causa dentro de Mato Grosso”, destacou em sua fala o diretor geral da Fundação Pio XII, Henrique Prata.
Os aparelhos têm tecnologia de ponta e serão os únicos no sistema de saúde público de Mato Grosso. Estima-se que com eles, nove entre dez mulheres terão chance de cura nos cânceres de mama. “Precisamos destas parcerias, assim como qualquer hospital, pois ficar só com recursos do SUS não é possível. Queremos continuar com esta parceria com o CIPEM, pois a única maneira de combater verdadeiramente o câncer é com a ajuda de todas as pessoas que podem colaborar”, declarou Dr. João Castilho Moreno, presidente do Hospital de Câncer de Mato Grosso.
O presidente do CIPEM, João Carlos Baldasso, destacou a preocupação social do setor de base florestal. “Desde o ano passado elegemos a causa do câncer e resolvemos fazer uma parceria com o Hospital de Barretos, que é uma referência nacional, para auxiliarmos o hospital de Câncer de Mato Grosso, que tornou-se nosso parceiro. Temos uma grande preocupação ambiental, mas também não nos furtamos à responsabilidade social que toda instituição deve abraçar hoje”.
O secretário adjunto de Mudanças Climáticas da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema), Júlio César Bachega, que representou o governo do estado na solenidade, frisou a importância da parceria entre as instituições, “o governo do estado também é parceiro nesta empreitada e já liberou os recursos para a conclusão da ala de prevenção do Hospital de Câncer de Mato Grosso”.