Sete municípios de Mato Grosso iniciam nesta segunda-feira, às 18h, cursos do Plano Territorial de Qualificação (Planteq) executados pelo Centro Estadual de Educação Profissional e Tecnológica (Ceprotec): Alta Floresta, Barra do Bugres, Campo Verde, Diamantino, Rondonópolis, Sinop e Sorriso.
Serão oferecidos cursos de Acabamento de Móveis, Auxiliar de Escritório com ênfase em informática, Administração de Pequenas Propriedades Rurais, Recepcionista com ênfase em informática , Operador de Secador de Grãos; e Técnica de Vendas com ênfase em informática. A carga horária dos cursos varia entre 150 a 230 horas.
Ao todo deverão ser capacitadas 207 pessoas. Cada curso possui o seu público alvo. Foram contempladas pessoas que estão desempregadas, mas inscritas no Sistema Nacional de Emprego (Sine); trabalhadores rurais; jovens com idade entre 16 e 24 anos, de baixa renda e que ainda não foram incluídos no mercado de trabalho; trabalhadores que comercializam sua produção; e trabalhadores organizados de forma associativa ou cooperativa .
O Planteq é um dos mecanismos de operacionalização do PNQ (Plano Nacional de Qualificação). Em Mato Grosso, ele está sendo executado através de parcerias entre a Secretaria Estadual de Trabalho, Emprego e Cidadania (SETEC), Governo Estadual, Ceprotec, Sine, Conselho Estadual do Trabalho, PNQ, Fundo de Amparo ao Trabalhador, Ministério do Trabalho e Emprego e Governo Federal.
Nos municípios de Campo Verde, Barra do Bugres, Diamantino, Alta Floresta e Sorriso o Ceprotec também firmou parcerias com as Prefeituras, através das secretarias municipais de Educação e Ação Social, para realização dos cursos. Em Sinop e Rondonópolis, o Ceprotec contou com o apoio da Secretaria Estadual de Educação (Seduc).