O número de candidatos às universidades públicas e bolsas na particulares vai ser menor no Enem em Mato Grosso, este ano. O balanço, do Ministério da Educação, aponta 168.122 pré-inscrições ante 199.416 no ano passado, queda de 15%. O governo só considera validada a inscrição de quem não é isento, após o pagamento taxa, que vence hoje e subiu de R$ 35 para R$ 63.
A redução de participações também ocorreu em nível nacional, sendo anunciadas 8.478.096 de estudantes pré-inscritos, 10,67% a menos em relação ano passado. O ministro da Educação, Renato Janine Ribeiro, declarou que o aumento da taxa não refletiu na queda de inscritos, mas destacou acreditar que as pessoas que decidiram declarar carência resolveram adiar a inscrição.
As provas serão dias 24 e 25 de outubro próximo. Os portões serão abertos às 11h e fechados às 12h. A diferença em relação aos exames anteriores é o horário de início das provas, às 13h30. O período total de duração das provas permanece em quatro horas e meia no sábado e cinco horas e meia no domingo.
A nota obtida pelo estudante no Enem é usada como critério de acesso à educação superior por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) do Ministério da Educação. Em Mato Grosso, 55.143 candidatos se inscreveram para concorrer a uma vaga nas universidades públicas no início do ano, com base no resultado do Enem do ano passado.