sábado, 27/abril/2024
PUBLICIDADE

Alunos de Mato Grosso terão aulas de xadrez nas escolas estaduais

PUBLICIDADE

Melhorar o raciocínio e o aprendizado do aluno, principalmente, nas disciplinas de matemática, física e química. Esse é o objetivo do Projeto Xadrez nas Escolas realizado pelos Ministérios da Educação e Esporte e
Cultura, em parceria com as secretarias estaduais de educação (Seducs) do Brasil, e que vai ser implantado nas escolas de Mato Grosso. Para isso, professores do interior estão sendo formados para desenvolver a atividade com os alunos.

O projeto que era para ter sido implantado apenas nas capitais, em Mato Grosso, a Seduc preferiu estender para o interior. Essa idéia agradou o formador máster do Ministério dos Esportes, Orlando Silvestre, que destacou
a infra-estrutura do curso como um dos melhores do Brasil. “Não vi ainda em nenhuma outra capital a estrutura que Mato Grosso apresentou, inclusive, trazendo os professores do interior para fazer o curso em Cuiabá”, disse.

As atividades em Cuiabá começaram na segunda-feira e vão até hoje. Participam do curso 64 professores da rede estadual da capital e do interior, que foram divididos em duas turmas. Durante esses dias, eles vão
intercalar as aulas teóricas com as práticas, se baseando no conteúdo da apostila que traz conceito do xadrez, a utilização na internet, história, jogo e educação.

Os professores estão aprendendo na prática o movimento das peças e as regras do jogo. Para a próxima etapa o professor será capacitado à distância, via Internet. Logo após a conclusão do curso, os professores receberão kits
contendo tabuleiros, jogos de peças, murais didáticos, livros e apostilas com regras básicas e dicas para aplicar o projeto na escola. Cada unidade escolar vai receber um kit.

Marconi Dantas Correa, coordenador do projeto em Mato Grosso, destaca que o xadrez vai revolucionar as salas de aula, pelo benefício que o jogo vai trazer para o aluno no desenvolvimento do autocontrole psicofísico e na formação do caráter.

O projeto Xadrez na Escola começou a ser implantado em cinco capitais em 2003. Hoje, esse número foi ampliado para 25. Tem o objetivo de valorizar a prática educativa e enriquecer o cotidiano escolar com atividades complementares como conteúdo pedagógico.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Por causa da greve dos servidores, IFMT suspende eventos em Sinop e Tangará

O Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT) anunciou hoje...

Unemat promove evento sobre geopolítica do Oriente Médio em Sinop

A Faculdade de Ciências Exatas e Tecnológicas (Facet) da...

Inscrições gratuitas para curso de Libras adulto e kids encerram na 6ª em Sinop

As inscrições gratuitas para os cursos de Língua Brasileira...

Termina dia 30 prazo para estudantes de MT se inscreverem no programa Jovem Senador

As inscrições para o processo seletivo do programa Jovem...
PUBLICIDADE