O comércio registrou um aumento de 10,87 % nas vendas durante o ano passado comparado ao mesmo período de 2010. A confirmação é da Câmara de Dirigentes Lojistas, que pesquisou os negócios feitos em 31 empresas – postos de combustíveis, farmácias-drogarias, lojas de móveis e eletrodomésticos, calçados, confecções, materiais para construção, lojas agropecuárias, autopeças e mercados.
O gerente comercial da CDL, Eliseu Pelisson, detalhou que “o índice de crescimento de vendas é compatível com a pesquisa realizada no final do 1º semestre de 2011, quando entrevistamos 343 empresas para a Campanha Mérito Lojista. O resultado apontou uma tendência de crescimento de 7% a 8% para 2011, e o índice das empresas pesquisadas chegou em 10,87%”.
A inadimplência aumentou 2,4% em relação ao ano anterior – percentual menor do que as estatísticas registradas no SPC que atingiu 7,05% no geral. O índice de reabilitações (quando clientes pagam débitos) no SPC aumentou 2,93%. “Isso significa que essas empresas estão sendo muito criteriosas na concessão de crédito aos seus clientes”, destacou Pelisson.
A pesquisa mostra que a expectativa para este ano é positiva com crescimento das vendas em torno de 14% em 2012.