quinta-feira, 18/abril/2024
PUBLICIDADE

Venda de veículos novos tem aumento de 23% no primeiro semestre em Mato Grosso

PUBLICIDADE
Redação Só Notícias (foto: Tcheló Figueiredo/assessoria/arquivo)

A comercialização de veículos novos em Mato Grosso teve um aumento de 23,87% com a venda de 47,2 mil unidades, no comparativo com o mesmo período do ano passado, segundo dados divulgado, esta tarde, pela Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores e enviados à Regional Mato Grosso.

Por outro lado, ocorreu uma queda 2,26% no mês junho, quando houve o emplacamento de 8.989 unidades. Em maio, foram emplacadas 9197. O levantamento é referente aos segmentos de automóveis e comerciais leves, caminhões, ônibus, motos e implementos rodoviários e similares.

A Fenabrave detalhou ainda que no segmento de automóveis e comerciais leves — responsável por 45% de participação das vendas nas concessionárias — teve em junho, 3.888 unidades vendidas, a queda ficou em 1,37%. Já no semestre, os dados mostram alta de 29,40% e 22.484 unidades vendidas.

Os caminhões e ônibus apresenta queda de 0,86%, com 4 unidades a menos que em maio. Em junho, foram 463 emplacamentos. Já no acumulado do ano, foram 2.290 unidades vendidas, enquanto no primeiro semestre do no passo, foram apenas 1.550. Neste cenário, o aumento foi de 47,7%. A quantidade de motocicletas vendidas em junho, perante maio, também caiu. A queda foi de 0,76% com 3.664 unidades emplacadas em junho. Referente ao primeiro semestre de 2021, as vendas totalizam 16,5 mil unidades e aumento de 9,2% na comercialização.

Os implementos rodoviários também tiveram queda em junho de 25,64% com 522 unidades vendidas. Em maio foram 702 unidades. No semestre as vendas aumentaram 35,5%. Neste momento de pandemia, com a vacina ainda em fase de ampliação, o ano se torna ainda mais desafiante para o setor. Primeiro, as montadoras tiveram de superar a estagnação do mercado por causa da recessão econômica e, agora, enfrentam a crise provocada pelo Coronavírus.

Na avaliação do diretor-presidente da Fenabrave,Paulo Boscolo, o setor em Mato Grosso tende a acompanhar o que acontece na economia nacional. No Brasil houve queda de 3%. “Comparando maio com junho, vê-se certa estabilidade, sendo que a diferença está no número de dias úteis do mês. Já no semestre, a avaliação é positiva e acena para um melhor desempenho daqui para frente. Mais pessoas vacinadas podem representar maior aquecimento da economia”.

Segundo representantes do setor de veículos novos, a projeção para o segundo semestre é de crescimento de mais de 13%, conforme tendência nacional. Dessa forma, as vendas podem ultrapassar 12 mil unidades no Estado. Para a projeção se realizar, o volume de montagem de veículos deve também crescer, já que o atual cenário é de falta de componentes, tais como pneus e chips.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Cuiabá é derrotado pelo Vila Nova na semifinal da Copa Verde

O Cuiabá acabou derrotado na primeira partida da semifinal...

Governo de MT anuncia investimento em projeto-piloto para produção de gengibre e açafrão

A secretaria Estadual de Ciência e Tecnologia (Seciteci), em...

Confirmado show de Gusttavo Lima em Lucas do Rio Verde

A diretoria da Expolucas confirmou, há pouco, que Gusttavo...

Servidoras públicas mortas em acidente serão sepultadas em Tapurah e Lucas do Rio Verde

A Politec começou investigar as causas do violento acidente,...
PUBLICIDADE