O secretário de Indústria, Comércio e Turismo de Sinop, Nevaldir Graff, espera para o próximo mês respostas da Agência Nacional de Aviação Civil quanto aos pedidos feitos pelo poder público municipal no tocante ao aeroporto João Figueiredo. Dentre eles está o aumento das operações de pouso e decolagens. Conforme Ticha, o município pleiteia a liberação de voos de aeronaves jato com capacidade para 86 passageiros e de modelo ATR, com 68. Para garantir a segurança das operações o município, busca estender a permanência do caminhão de combate a incêndios do Corpo de Bombeiros no terminal. “Em definitivo, temos que comprar este caminhão”, declarou, ao Só Notícias.
Sinop, assim como outros aeroportos do interior, não dispõe do caminhão nos padrões exigidos pela ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil). Enquanto busca meios para aquisição, celebrou convênio com a instituição militar para permanência da viatura no aeroporto João Figueiredo. “Estamos confiantes e esperamos respostas positivas”, enfatiza o secretário. Ele argumenta ainda que entre os pedidos feitos durante reunião com representantes da ANAC está o desbloqueio de passagens com mais de trinta dias de antecedência. Desta forma, passageiros poderiam usufruir de maiores descontos.
O secretário espera ainda para este mês que a agência de aviação conclua o projeto da seção contra incêndio, uma estrutura a ser implantada no aeroporto onde ficarão os equipamentos utilizados no combate ao fogo. “É uma obra de aproximadamente R$ 200 mil com recursos do Estado e município”, encerra Ticha.