Começa a ser pago hoje, em todo o país, o abono salarial referente a 2009/10 para trabalhadores. Ao todo, segundo o Ministério do Trabalho e Emprego, 16,6 milhões de pessoas estão aptas a receber o benefício do PIS/PASEP, que corresponde a um salário mínimo (R$465). São R$ 7,7 bilhões a serem pagos nacionalmente. O ministério ainda não disponibilizou o número de pessoas com direito a receber o benefício no Estado, no entanto, aponta que a região Sudeste do país é aonde mais será concedido abonos, cerca de 7 milhões de beneficiários identificados, seguido do Nordeste (3,5 milhões) e Sul (3 milhões).
O benefício, que será pago até 30 de junho do próximo ano, é concedido a todo trabalhador que tenha atuado com carteira assinada, ou aquele que foram nomeados efetivamente em cargo público, durante pelo menos 30 dias e ter recebido, em média, até dois salários. Além de estarem cadastrados no PIS/Pasep há pelo menos cinco anos.
Ainda conforme o Ministério, cerca de 36% de trabalhadores estimados já receberam o benefício, depositado diretamente em suas contas correntes, conforme convênio CAIXA PIS-Empresa. Aos que farão o saque nas agências bancárias, deve-se seguir o calendário seguinte:
Nascidos em julho – recebem a partir de hoje
Agosto – a partir de 19 de agosto
Setembro – a partir de 26 de agosto
Outubro – a partir de 10 de setembro
Novembro – a partir de 15 de setembro
Dezembro – a partir de 22 de setembro
Janeiro – a partir de 8 de outubro
Fevereiro – a partir de 15 de outubro
Março – a partir de 22 de outubro
Abril – a partir de 11 de novembro
Maio – a partir de 18 de novembro
Junho – a partir de 25 de novembro