sexta-feira, 29/março/2024
PUBLICIDADE

Sinop aumenta volume de vendas para exterior e fecha primeiro trimestre com recorde

PUBLICIDADE
Só Notícias/Marco Stamm (foto: arquivo/assessoria)

Sinop mantém o ritmo de crescimento nas exportações e fechou o primeiro trimestre de 2021 com o melhor desempenho dos últimos dez anos. Entre janeiro e março, o município atingiu U$ 202 milhões em vendas externas, um desempenho 31% superior aos U$ 154 milhões comercializados no mesmo período de 2020. Os dados são do Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (MDIC), vinculado ao Ministério da Economia.

Os números colocam Sinop como o oitavo município a mais exportar em Mato Grosso neste começo de ano e o 55º no Brasil. Os U$ 202 milhões representam 4,2% de toda a exportação mato-grossense.

As importações também cresceram 31% e saltaram de U$ 17,5 milhões nos três primeiros meses de 2020 para quase U$ 23 milhões no período atual. Os números também colocam Sinop como oitavo maior importador de Mato Grosso com 4,2% das compras. Diminuindo as importações do valor das exportações, o saldo da balança comercial ficou superavitário em U$ 179 milhões.

A soja dominou o mercado sinopense e representou 92% das vendas no trimestre. O MDIC também registou venda de milho em 6,3%, além de óleos vegetais, madeira e carne em quantidades abaixo de 1%.

A China levou mais da metade da produção sinopense e comprou 52% da exportação. A Rússia ficou em segundo com 7% das compras, seguida da Espanha com 6,9%,  Turquia com 5,9% e Itália com 5,8%.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Estado quer fazer retaludamento na rodovia Chapada-Cuiabá para evitar desmoronamentos

O governador Mauro Mendes apresentou, esta tarde, o projeto...

Sorteados R$ 50 mil em prêmios do Nota Luverdense em Lucas do Rio Verde

O sorteio de Páscoa do Nota Luverdense aconteceu esta...

Empresas de Sorriso contratam 162 profissionais para início imediato

Empresas e indústrias na capital nacional do agronegócio estão...
PUBLICIDADE