sexta-feira, 19/abril/2024
PUBLICIDADE

Sindusmad promove encontro de madeireiros no Nortão para fortalecer setor

PUBLICIDADE
Redação Só Notícias (foto: assessoria)

O Sindicato das Indústrias Madeireiras do Norte do Estado de Mato Grosso (Sindusmad) promoveu o 1º Encontro de Madeireiros de Itaúba com o objetivo de reunir, integrar e fortalecer o setor de base florestal do município. O evento contou com a participação do Centro das Indústrias Produtoras e Exportadoras de Madeira do Estado de Mato Grosso (Cipem), que trouxe informações técnicas e jurídicas, além de esclarecer as dúvidas dos participantes.

Para o presidente do Sindusmad Wilson José Volkweis, uma das metas de sua gestão é levar de forma descentralizada a atuação do sindicato. “Esse é um trabalho que a gente quer fazer. O nosso objetivo é realizar estes encontros com madeireiros pelo menos quatro vezes ao ano. Isso é uma integração de informações e amizade. Vai fomentar bastante o nosso trabalho, vamos trazer mais para perto, ser mais participativo e atrair novos sócios”, enfatizou.

O deputado estadual Dilmar Dal’ Bosco participou da reunião e confirmou que a Assembleia Legislativa reconhece a importância do setor para a economia e o desenvolvimento do Estado do Mato Grosso e por isso tem trabalhado para desburocratizar em termos de leis.  “O setor de base florestal tem praticamente 100 mil colaboradores agregados, além de contribuir com mais de R$ 100 milhões de ICMS, contribuir com mais de R$ 50 milhões de FETHAB do estado do Mato Grosso. Nós temos que dar uma atenção devida por isso a Assembleia está atenta a modificações, alterações e simplificações de alguns procedimentos para ajudar um setor tão importante como o setor de base florestal”, garantiu.

O Cipem, que é a união de oito sindicatos patronais de Base Florestal do Estado de Mato Grosso, esteve presente a fim de esclarecer dúvidas técnicas e jurídicas e trazer novas informações aos participantes a respeito da legislação. Um dos assuntos abordados foi a nova plataforma de monitoramento da Secretaria Estadual de Meio Ambiente (SEMA), que já está em funcionamento e que vai atuar em tempo real no controle e combate ao desmatamento ilegal.

Para o diretor executivo do Cipem Valdinei Bento dos Santos, que a parceria entre Sindusmad e Cipem é fundamental para a defesa do setor. “Eu tenho minha origem em uma indústria madeireira e conheço as dificuldades de produção, de manejo, de floresta. E hoje, sobretudo com essa questão ambiental complexa e com a mídia destorcendo os fatos, é quase impossível trabalhar sem esse guarda-chuva, sem proteção. E o Cipem ao proporcionar isso aos associados do Sindusmad, traz um conforto, uma segurança de estarmos no caminho certo, na defesa dos interesses do coletivo”, destacou.

O prefeito de Itaúba, Valcir Donato, disse que a economia do município vai melhor à medida que o setor madeireiro se fortaleça junto ao Sindusmad. “O setor de base florestal é um dos carros-chefes da economia do nosso município. O fortalecimento do Sindusmad em Itaúba vai contribuir com os madeireiros que fazem parte do sindicato para que se organizem melhor, se desenvolvam ainda mais, gerando mais empregos e renda, e melhorando de maneira geral a economia local e a qualidade de vida da população”, explicou.

O empresário madeireiro Alexandre Granoski, primeiro associado do Sindusmad do município de Itaúba, reforçou a importância de ser filiado. “Eu acho muito importante o sindicato, ele traz a confiabilidade ao nosso setor. Tiramos nossas dúvidas e fazemos nossas reclamações. Ele é o fortalecimento do nosso setor. Se hoje temos cinco, amanhã podemos ter dez ou até ter todos porque eles vão passar a entender a importância do sindicato no nosso município”, garantiu.

Durante o evento, que foi realizado na sexta-feira (8), os novos associados do Sindusmad receberam um kit de boas-vindas.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Lula homologa terra indígena com 32 mil hectares em Mato Grosso

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva participou da...

Delegados confirmam 54 presos na operação Recovery em Sorriso, Sinop e mais 11 cidades

Delegados de Polícia Civil de Sorriso e o secretário adjunto...

Secretaria e IMAC apresentam na Norte Show programas de incentivos oferecidos pelo Estado

A secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado de Mato...
PUBLICIDADE