terça-feira, 1/julho/2025
PUBLICIDADE

Sindusmad faz mais dois cursos de qualificação de mão de obra para madeireiras no Nortão

PUBLICIDADE
Só Notícias (foto: Só Notícias/arquivo)

Começa neste sábado (26) o curso de operador de pá carregadeira, que fecha o ciclo de capacitação de funcionários para indústrias madeireiras no Nortão, proporcionada pelo Sindicato das Indústrias Madeireiras do Norte (Sindusmad), em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai).

Há poucos dias, mais 20 funcionários de madeireiras em Sinop, Nova Ubiratã, Nova Santa Helena, Vera e Itaúba concluíram curso de qualificação para melhorar o desempenho de suas atividades, proporcionando também melhor resultado para as empresas e com técnicas de prevenção de acidentes.

O professor e engenheiro florestal e de segurança no Trabalho, Guilherme Rodrigues Costa, explicou que “esses 20 participantes do curso de motosserra já tinham um certo conhecimento de como operar o equipamento, uma certa prática. O curso agregou muito valor para esses profissionais, principalmente quanto às boas práticas e a segurança em operar esse equipamento que, muitas vezes, pode causar sérios danos à saúde dos operadores. Foi passado desde a parte teórica os itens de segurança do equipamento. Na prática, foi apresentada a questão da manutenção diária o que vai fazer com que o equipamento produza mais. Se um motor com uma manutenção malfeita, corta 10 toras em 10 minutos ou em 20 minutos. Já um motor com manutenção em dia consegue fazer em 60% do tempo, ou seja, ganha 40% em produtividade”, explicou.

Os treinamentos foram feitos em indústrias madeireiras na região. O presidente do Sindusmad Wilson José Volkweis (foto), ressaltou a importância dos cursos para o setor de base florestal, bem como e em proporcionar conhecimento para reduzir a periculosidade da atividade. “Os cursos, de maneira geral, para o setor de base florestal são fundamentais. São informações importantes para o funcionário saber a hora de picar a tora e aproveitar o máximo da madeira, tirar aquilo que traz transtorno ou prejuízo no transporte e na logística. Precisávamos realmente realizar este curso e acredito que muitos candidatos vão querer faze-lo. Quanto à segurança, todo maquinário é um trabalho de risco. Saber operar uma máquina, afiar e conduzir traz benefícios para melhor aproveitamento das madeiras, mas principalmente, à segurança do trabalhador. Os cursos vêm agregar conhecimentos mas ensinar a segurança”, disse, através da assessoria.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Empresas de Lucas estão com 98 vagas de empregos e alguns salários até R$ 4 mil

As empresas no município iniciam a semana admitindo 98...

Preço médio de combustíveis volta a aumentar em Sinop, constata ANP

O mais recente levantamento da Agência Nacional do Petróleo,...

Sinop: com salários até R$ 4 mil, empresas divulgam novas ofertas de empregos

A semana iniciou com as empresas sinopenses ofertando 109...
PUBLICIDADE