De janeiro a agosto, o Governo do Estado economizou cerca de R$ 13,5 milhões nas aquisições públicas. A economia de 17,48% é resultado da implantação da modalidade de compra chamada pregão, que funciona como um leilão ao contrário. Incentivar os municípios a adotar essa prática e compartilhar as experiências na área de aquisições é um dos objetivos do Governo com a realização dos Seminários Regionais de Gestão em várias regionais do estado.
E para isso, na próxima semana, o secretário de Estado de Administração, Geraldo de Vitto Jr, e técnicos vão visitar três municípios-pólo para realizar oficinas sobre aquisições, gestão de pessoas, gestão de documentos, patrimônio e previdência em Diamantino (04.10), Sorriso (05.10) e Alta Floresta (08.10).
“Vamos compartilhar dois anos e meio de experiência na realização de pregão. Os municípios podem adaptar a metodologia e também conseguir bons resultados de economia. Quem ganha com uma melhor gestão do dinheiro público é a sociedade”, afirmou o secretário.
De acordo com o gestor governamental Edson Monfort, que vai ministrar a palestra sobre aquisições, existe uma demanda de informação por parte das prefeituras sobre como realizar os pregões. “Os técnicos das prefeituras poderão conhecer mais sobre a legislação e também tirar dúvidas, principalmente sobre a especificação dos produtos e serviços que serão adquiridos”, explicou Monfort.
Também serão temas de oficinas a gestão de pessoas e a política de valorização dos servidores, gestão do patrimônio, gestão de documentos e legislação sobre o assunto.
Os servidores estaduais que residem no interior também poderão participar e tirar dúvidas, principalmente, sobre as regras previdenciárias. Durante quatro horas, o superintendente de Previdência, Bruno Martins irá explicar o panorama da legislação estadual após a Reforma da Previdência.
“Além dos investimentos que o Governo do Estado faz nos municípios também podemos contribuir com o desenvolvimento socializando experiências em algumas áreas da administração pública estadual que podem ser implantadas nos municípios”, afirmou De Vitto Jr .
A participação nas oficinas é gratuita e as inscrições podem ser feitas na abertura do Seminário Regional de Gestão.