domingo, 28/abril/2024
PUBLICIDADE

SEMA começa cadastrar madeireiras do Nortão para liberar extração de toras

PUBLICIDADE

A SEMA (Secretaria Estadual de meio Ambiente) começou a fazer ontem o cadastro de indústrias madeireiras da região Norte e do Estado que vão apresentar os planos de manejo pedindo autorização para extração de toras. O cadastro é feito pela internet, no site da SEMA. Este é o primeiro passo para que as madeireiras possam apresentar os planos de manejo. Também não poderão ter restrições no Ibama, que estará emitindo uma certidão para cada madeireira.

” Nós, aqui na SEMA Regional de Sinop, não estaremos, por enquanto, recebendo os projetos de manejo. A análise e liberação será feita, inicialmente, pela secretaria, em Cuiabá. Faremos o protocolo dos projetos recebidos e os engenheiros na capital farão a pré-análise e, se atenderem as exigências, serão liberados 30% do talhão anual para extração de toras”, explicou, ao Só Notícias o diretor da SEMA em Sinop, Marcio Cavalcanti.

” Acredito que a análise dos planos deve levar, no máximo, 15 dias”, acrescentou.
Depois da liberação para extração de 30% das toras de determinada área apresentada nos planos de manejo, a SEMA fará uma vistoria in loco e, se não houver falhas no projeto, será feita a liberação para extração do restante.

Este mês a Secretaria Estadual de Meio Ambiente passou a assumir as atriuições do Ibama e gerenciar a área ambiental de Mato Grosso.
A maioria das madeireiras do Nortão está sem estoques e, com essa mudança no gerenciamento das questões ambientais e relativas às atividades das madeireiras, o setor espera que retomar a normalidade de suas operações na região.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Pesquisa revela que 46% dos pequenos negócios de Mato Grosso praticam ações sustentáveis

A Pesquisa de Práticas Sustentáveis nos Pequenos Negócios em...

Prefeitura define programa ‘Desenvolve Sorriso’

A prefeitura concluiu dispensa de licitação, esta semana, para...
PUBLICIDADE