O secretário Estadual de Indústria, Comércio, Pedro Nadaf, que esteve em Sinop, no Promadeira, disse que a secretaria busca atrair para Mato Grosso uma indústria de MDF (chapa de fibras de madeira de média densidade usada para fabricar móveis). Ela utilizaria madeira das indústrias locais e fortaleceria o setor de produção de móveis. “Não conseguimos ainda um investidor, mas continuamos trabalhando para conseguir e diminuir o problema do setor madereiro e criar uma matéria-prima para a indústria moveleira”, explicou o secretário, sem mencionar prazos e quais indústrias estão sendo contactadas. “A madeira ( da região) tem agregado valores e Sinop tem produção bem acabada “, acrescentou.
Quanto aos estímulos do governo para ampliar as exportações, Nadaf disse que a secretaria trabalha com ações buscando edução tarifaria através do Porto Seco e estimulo das exportações, importações, criação de uma política que possa facilitar o processo burocrático procurando estimular a documentação regional, visando fomentar as exportações. “A questão logística, criar mecanismos de entrada e saída, até porque vamos ter a necessidade de exportações, criar ações de infra-estrutura para atingir os portos do pacífico e do atlântico, estimular questão aérea para diminuir o fluxo de algumas ações inclusive de produtos e conscientizar as pessoas sobre o processo dessa política internacional. Tem países hoje que tem sua sustentabilidade por exportações”, concluiu.
As medidas podem ajudar a reverter o cenário atual das exportações madeireiras de Mato Grosos pois houve uma queda da participação da madeira nas exportações, em torno de 14%, de acordo com o presidente do Sindusmad, José Eduardo Pinto. ” A diminuição das exportações se deve ao câmbio ruim e não estimula o madereiro exportar, o mercado nacional deu uma melhorada, e principalmente a falta de matéria-prima, ocasionada pela falta de aprovação de projetos de manejos”, concluiu.