sexta-feira, 4/julho/2025
PUBLICIDADE

Secretaria fiscaliza alvarás de empresas em Sinop

PUBLICIDADE

Desde janeiro deste ano os fiscais da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente vêm desempenhando uma função mais rígida quanto à disciplina e regularização da execução das construções de imóveis em Sinop.
Segundo o secretário Jair Pessine, ainda existe uma cultura errada no Município. “Hoje não existe respeito à exigência técnica”, destacou, dizendo que as exigências não são descabidas, são normais norteadas em qualquer sociedade, trazendo benefícios, tanto para a organização pública como para a comunidade.

Pessine conta que muitos iniciam as suas obras, deixando para depois encaminharem o Alvará para Construção à Prefeitura. Ele acrescenta que grande parte destas pessoas pertence a classe Média e Alta e não a Baixa. “Aquele que tem menor poder aquisitivo, faz tudo “direitinho”, já por receio da fiscalização”, destaca.

O secretário explica ainda que as leis estão, de uma forma geral, antigas. “Elas são do ano de 1983. Com 22 anos. E, como o Município cresce de 12 a 13% ao ano, estas leis precisam ser atualizadas. É por isto que o Plano Diretor do Município já está em andamento, sendo que o processo de elaboração está quase no final; restando ainda a execução, que também já começou a acontecer, sendo finalizado com a aprovação‰, observa Pessine dizendo que o Plano Diretor será apresentado e discutido com toda a sociedade. Ainda no mês de maio deve acontecer a 1º Audiência Pública para ser apresentado o planejamento da elaboração do Plano Diretor.

A Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente conta com quatro fiscais, que estão atuando diariamente. Quando o fiscal visita a obra que já está com Alvará, a construção recebe um “Selo”, registrando que foi fiscalizada. Já, quando é constatada a irregularidade, o proprietário é notificado, devendo procurar a prefeitura para regularizar a situação. “O que está acontecendo é que o proprietário notificado não está procurando a Prefeitura”, destacou o secretário.

Atualmente são expedidos cerca de 130 alvarás para construção por mês. No ano passado a média era de 100 alvarás.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Guarantã ganha mais de 500 empresas em e Peixoto 279

A economia de Guarantã do Norte segue crescendo e,...

Mais de 780 empresas são abertas em Alta Floresta

Alta Floresta ganhou 792 novas empresas, de micro, pequeno,...

No TCU, Ministério dos Transportes debate otimização da concessão da BR-163 de Sinop ao Pará

Oferecer uma infraestrutura de transporte condizente com a atual...
PUBLICIDADE