Apesar das opções oferecidas pelas agências bancárias de Sinop para financiamentos que viabilizem o pagamento do 13º salário, a procura das empresas do município pelo benefício está baixa. A parcela deve ser paga até o próximo dia 20 e alguns bancos ainda não receberam propostas.
“Poucos empresários nos procuraram e até agora não fechamos operações”, disse, ao Só Notícias, o gerente geral de um banco, Carlos Antonio. “A procura está rotineira. Apenas os clientes que temos anualmente fizeram financiamentos, mas não contabilizamos a procura de novos clientes. Em relação ao ano passado está da mesma forma”, disse um outro gerente, Almar Umburanas.
A baixa procura surpreende alguns gerentes, pois “levando em conta que o ano foi de crise econômica esperava-se que os empresários recorressem ao financiamento para cobrir as despesas das folhas. E o que está acontecendo é justamente o contrário”, acrescenta Almar.
“Realmente o movimento não está como antes. O pequeno acréscimo que teve é porque, antes a maioria das empresas trabalhavam com sobra de caixa e neste ano ficou mais difícil trabalhar nesse sistema. Então muitos empresários tiveram que apelar para um dinheiro extra em caixa”, reforça outro gerente, Milton Jurandir dos Santos.
A maioria dos bancos criou linhas de capital de giro especial para o pagamento do 13º salário. Algumas agências oferecem empréstimos com parcelas de até 9 meses, com 60 dias de carência. A taxa de juros pode ser de 3% a 4% ao mês. O valor das taxas e o número de parcelas para pagar os empréstimos também dependem da situação de cada empresa junto ao banco. Em alguns casos os empréstimos são baseados no total da folha de pagamento da empresa. E alguns bancos também oferecem até 100% do valor da folha, parcelado em até 12 meses e com 30 dias de carência.