sexta-feira, 19/abril/2024
PUBLICIDADE

Campanha de combate ao câncer de pele será feita hoje em Sinop

PUBLICIDADE

Uma equipe de 6 médicos e agentes comunitários de saúde da Secretaria Municipal de Saúde de Sinop realizarão hoje uma campanha de combate ao câncer de pele. Das 08:00h às 12:00h, eles estarão no Posto de Saúde Central, na avenida das Figueiras, no centro, recebendo as pessoas que apresentam suspeitas da doença para exames diagnosticáveis.

Serão 3 médicos dermatologistas e outros 3 médicos treinados e habilitados para diagnosticar o câncer de pele. O atendimento será por ordem de chegada com a entrega de senhas. Conforme a médica dermatologista, Maria Cecília Bruno, que está ajudando a organizar a campanha municipal, todas as pessoas que apresentarem alguma ferida na pele, pintas que mudaram de cor ou que estejam sangrando, verrugas e espinhas que estão a muito tempo na pele ou ainda pequenos tumores, podem fazer o exame clínico.

“Caso a doença seja diagnosticada vamos encaminhar o paciente ou para fazer exames mais detalhados ou para o tratamento. Mas esse tratamento vai depender muito do estágio da doença de cada paciente”, explicou, ao Só Notícias.

Tanto o exame clínico que será realizado hoje como tratamento serão gratuitos e feitos com o apoio da secretaria. Aproximadamente 200 pessoas são esperadas. A campanha está sendo realizada pela Secretaria Estadual de Saúde em parceria com a Sociedade Mato-grossense de Dermatologia.

Além dos diagnósticos, a equipe estará dando orientações sobre os principais cuidados com a exposição solar, prevenção e detecção precoce da doença. Durante o evento serão distribuídos materiais informativos sobre as formas de prevenção, tipos de câncer e diagnósticos. Além de Sinop, a estará acontecendo em Várzea Grande, Cáceres, Rondonópolis e Cuiabá.

A doença
As causas do câncer de pele estão relacionadas diretamente com a exposição de forma prolongada ao sol sem proteção adequada. O câncer de pele é o crescimento anormal e descontrolado de células que compõe a pele, o sinais para reconhecimento de possíveis câncer de pele são o crescimento na pele de aparência elevada, mancha ou pintas que mudam de cor e tamanho, além de feridas ou verrugas que apresentam coceiras, erosões e sangramentos.

Alguns cuidados podem ser adotados para prevenção, como: evitar a exposição ao sol das 10:00h às 16:00h, fazer uso de chapéu, guarda-sol e filtros solares durante exposição ao sol e evitar constante bronzeamento artificial.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Sinop: sábado será dia D de vacinação contra gripe

A secretaria de Saúde informou que o dia D...

Matupá vai reforçar assistência no setor da saúde com mais médicos

A prefeitura vai credenciar profissionais na área de clínica-geral...

Ônibus do hospital do Câncer chega em Sinop na próxima semana

O ônibus do Hospital do Câncer de Mato Grosso...
PUBLICIDADE